Já pensou em construir usando métodos diferentes da alvenaria tradicional? Esse tipo de construção tem se tornado muito comum no Brasil. Que tal conhecer alguns desses estilos de construção e suas vantagens?
Rapidez, economia e flexibilidade, são apenas algumas das vantagens da construção a seco.
Muito longe de serem novidade, esses métodos muito comuns em países desenvolvidos como EUA, Reino Unido, Canada e Austrália, são famosos por proporcionar construções mais rápidas, eficientes e com menos desperdício. Por isso, vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil brasileira, oferecendo inúmeros benefícios.
Mas afinal de contas, o que diferencia a alvenaria convencional da construção a seco? É muito simples!
O projeto a seco é um tipo de construção que não utiliza água na composição estrutural da sua obra, somente na construção da fundação, dispensando argamassa e cimento, comuns na alvenaria tradicional. Ao invés disso ela é integra componentes prontos de fábrica, com estrutura de perfis leves em Madeira (Wood Frame) ou Aço (Steel Frame), contraventadas com placas estruturais.
Esses são os principais sistemas de construção a seco e suas vantagens:
Light Steel Frame
Com estruturas em aço galvanizado, o Light Stell Frame é projetado para suportar as cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas, como o drywall, placas cimentícias, ou madeira.
O Light Stell frame proporciona rapidez já que a maioria dos seus componentes são pré-fabricados. Por isso, uma das suas principais características é a precisão na execução, já os pré-fabricados reduzem os erros, entregando um modelo construtivo mais confiável.
Concreto pré-moldado
Como o nome já diz, o concreto pré-moldado é um método de construção que traz todos os componentes ou parte estrutural, como lajes, pilares e vigas, pré- moldados em concreto moldados industrialmente e instalados na obra.
A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças.
Os principais benefícios desses métodos são:
- Redução de custos;
- Obra limpa e organizada;
- Alta qualidade no produto;
- Redução do cronograma da obra;
- Previsibilidade de custos;
- Facilita as etapas de logística e gestão de obras;
- Rapidez na execução de tarefas.
O que você achou da construção a seco? Além de proporcionar obras mais sustentáveis, eles garantem construções mais limpas, pois elimina a necessidade de concreto, reduzindo o desperdício, a geração de entulhos, a utilização de madeira e, ainda, garantem empreendimentos mais precisos e seguros. Além disso, a construção a seco exige mão de obra especializada. Para saber mais sobre tendências no setor da construção civil e se manter sempre atualizado, continue acompanhando nosso blog.