Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer em uma obra e, dependendo da gravidade, os prejuízos podem ser imensuráveis. Por isso, é fundamental que as empresas que atuam neste segmento sigam à risca as normas de segurança.
Não é à toa que o segmento de construção está entre os que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), a natureza da atividade em si já é muito perigosa, justamente por envolver equipamentos que oferecem riscos e execuções que podem causar acidentes.
Portanto, atuar na construção civil é estar atento a todos os possíveis riscos e adotar ações que previnam qualquer possibilidade de acidentes.
Normas de combate ao incêndio em construções
Como falamos anteriormente, um incêndio pode acontecer a qualquer momento, inclusive durante a construção de uma edificação, portanto, é preciso ter um sistema adequado de Prevenção e Combate ao Incêndio que valerá tanto para a segurança de quem vai habitar ou utilizar aquele local no futuro, tal como para quem trabalha durante a obra.
A segurança contra incêndios em prédios em obras é um ponto abordado pelo NFPA 1 que também é chamado de Código de Incêndios – trata-se de um documento que determina as normas de segurança contra incêndios e de gerenciamento de riscos que foi desenvolvido pela empresa norte-americana National Fire Protection Association (NFPA) e traz em um capítulo o que deve existir em uma obra para prevenir e combater possíveis focos de incêndio. São eles:
- Sprinklers automáticos
- Alarmes de incêndio
- Escadas em edificações com mais de um piso
- Planejamento contra incêndios que conste como a equipe de construção e os bombeiros devem enfrentar um incêndio durante uma obra
- Ter um Plano de Prevenção e Combate ao Incêndio que enfatiza aspectos como limpeza, organização, instalação dos sistemas de proteção e treinamento da brigada de incêndio.
Dicas para prevenção e combate ao incêndio
Seguir as normas de prevenção e combate ao incêndio é necessário, mas não é uma tarefa fácil, por isso, listamos algumas dicas que vão contribuir para tornar esse processo mais tranquilo.
- Conheça as normas de segurança
É extremamente importante que a empresa tenha conhecimento das normas de prevenção e combate ao incêndio na construção civil e siga-as rigorosamente. Isso significa implantar regulamentações de prevenção, saídas de emergência, sinalização, sistemas de alarmes, entre outros. Afinal, estamos falando de um incidente extremamente perigoso e que, dependendo das circunstâncias, pode ser fatal.
- Treine a equipe
Funcionários devidamente treinados em prevenção e combate a incêndios é uma maneira de evitar prejuízos maiores, caso aconteça algum incidente dessa natureza. Nesse sentido, é importante que a equipe saiba fazer uso de extintores de incêndio, acionar os alarmes, evacuar o local de maneira segura e seguir os procedimentos adequados em caso de emergência.
- Realize inspeções regulares
Prevenir sempre vai ser melhor do que remediar não é mesmo? Portanto, faça inspeções frequentes nas instalações para identificar e corrigir possíveis riscos de incêndio. Além disso, faça uma vistoria periódica nas medidas de prevenção e combate ao incêndio verificando o estado dos sistemas de alarme, extintores, rotas de fuga e equipamentos elétricos.
- Mantenha os equipamentos de combate a incêndio adequados
De nada adianta a obra ter todos os equipamentos e treinamentos adequados se na hora que realmente forem necessários, eles não estejam em boas condições de uso. Por isso é imprescindível verificar se estão dentro da validade e corretamente localizados em pontos estratégicos. Além disso, tenha sistemas de sprinklers e outros equipamentos de combate a incêndio adequados às características da obra.
- Armazene materiais de maneira segura
Em uma obra, é muito comum o uso de materiais altamente inflamáveis como solventes, adesivos e tintas. Neste caso, é importante que eles sejam guardados em locais adequados, seguindo as orientações dos fabricantes. É fundamental certificar-se que não há acúmulo de resíduos combustíveis ou materiais inflamáveis nas áreas de trabalho.
- Tenha um plano de emergência
Desenvolva um plano de emergência detalhado, que inclua procedimentos de evacuação, pontos de encontro externos, contatos de emergência e responsabilidades designadas. Treine regularmente a equipe sobre esse plano para garantir que todos estejam preparados em caso de incêndio.
- Mantenha a manutenção em dia
A construção de uma obra envolve uma série de sistemas e equipamentos que estão sujeitos a causar incêndios, portanto fazer uma vistoria periódica nos sistemas elétricos, equipamentos de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, bem como todas as instalações relacionadas à prevenção de incêndios, é necessário. Com essa manutenção, é possível identificar potenciais problemas e evitar falhas em momentos críticos.
- Esteja atento às condições climáticas
Em determinadas condições climáticas, como períodos de seca, é importante redobrar os cuidados, pois o risco de incêndios pode ser maior. Nesse sentido, é importante tomar medidas preventivas extras, como manter a limpeza e remoção de materiais combustíveis ao redor do canteiro de obras, por exemplo.
Vale destacar que essas são algumas dicas que contribuem para que a obra consiga seguir as normas de prevenção e combate ao incêndio – que são fundamentais respeitadas à risca, a fim de evitar esse tipo de incidente.
É importante também ficar atento às leis que são exigidas nos municípios e pelo Corpo de Bombeiros.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.