Certificações importantes como o selo verde são cada vez mais procuradas na construção civil. Entenda sua importância e como é feita a avaliação.
O selo verde é de extrema importância para a construção civil, seus agentes e consumidores. Essa certificação destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades da forma mais consciente, sustentável e com o menor impacto ambiental possível.
O selo verde atesta, entre outros, as melhores técnicas construtivas, tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis em produtos e serviços do setor.
Além disso, na construção civil, ele pode chancelar todo um processo, desde extração das matérias-primas até a gestão dos resíduos, passando pela redução na emissão de gases prejudiciais à atmosfera.
Principais vantagens do selo verde
No Brasil, esse tipo de certificação pode ser conferida tanto por órgãos governamentais – Caixa, Ministério de Minas e Energia – quanto por ONGs internacionais, como é o caso do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e da FSC (Forest Stewardship Council).
Entre as principais vantagens ambientais, sociais e econômicas dos selos verdes estão:
- Diminuição de custos operacionais na obra;
- Melhor qualidade de vida do usuário;
- Agregar valor no preço de venda e gerar mais satisfação para o cliente;
- Marketing espontâneo para as empresas responsáveis;
- Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção;
- Inclusão social e aumento do senso coletivo;
- Maior conscientização ambiental de trabalhadores e usuários.
Critérios para avaliação e certificação com selo verde
Para obtenção do selo verde, alguns aspectos tanto dos materiais quanto do empreendimento são levados em consideração pelos responsáveis pela certificação. Entre eles, podemos destacar:
- O menor impacto possível no ecossistema;
- O uso racional e o reuso de recursos naturais, como a água;
- Relação do empreendimento com o seu entorno;
- Contrapartida social;
- O descarte consciente de materiais e resíduos;
- Madeira proveniente de manejos responsáveis nas florestas.
Hoje o blog falou sobre a importância do selo verde na construção civil, quais as vantagens que ele traz e o que é levado em consideração para a obtenção dessa certificação.
Ficou alguma dúvida? Escreva para nós abaixo, nos comentários!