Como implementar a segurança perimetral no seu canteiro de obras

Segurança perimetral

É em um canteiro de obras que tudo acontece, desde a execução de fato de uma edificação até possíveis incidentes, por isso, para garantir a segurança perimetral desses ambientes é preciso prevenir acidentes, cumprir as normas regulamentadoras e realizar a manutenção preventiva dos equipamentos. Apesar de parecerem medidas simples de aplicação, nem sempre elas são colocadas em prática.

Enquanto a indústria da construção civil acumula bons números – no último biênio (2021/2022), o setor teve um crescimento de 17,7% ante 8,2% da economia nacional, segundo o levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é também um dos ramos que têm alta taxa de acidentes – são 11,76 casos para cada grupo de 100 mil, de acordo com a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), contribuindo para colocar o Brasil na quarta posição mundial em número de acidentes de trabalho. Uma triste realidade.

Por isso, pensar em segurança é mais do que fundamental, principalmente quando se trata de um canteiro de obras, que figura um ambiente com riscos por conta dos equipamentos e do tipo de serviço que é realizado, uma vez que envolve eletricidade, altura, entre outros fatores periculosos.

Entenda a importância de manter a segurança perimetral

Como citamos anteriormente, a construção civil é um setor com serviços perigosos em diversas etapas, e os riscos vão desde quedas e choques até às famosas LER (Lesões por Esforço Repetitivo). Nesse sentido, é importante conhecer os perigos para adotar medidas que garantam proteção para os trabalhadores, fornecedores e até clientes.

Sem contar que, ao adotar medidas que previnam a segurança perimetral de um canteiro de obras, a sua empresa também terá um local mais produtivo, evitando gargalos e interrupções e até substituições de pessoal ou indenizações, tornando a obra mais econômica.

Por isso, quando falamos em prevenção, falamos também sobre gestão. Ter um canteiro de obra bem gerido é a garantia de menos riscos, aumento de produtividade, entrega com maior qualidade, economia de recursos, entre outros.

Se a segurança perimetral for negligenciada, o canteiro de obras poderá sofrer algumas consequências como:

  • Baixo desempenho de equipe
  • Atrasos no cronograma, por conta da ausência de colaboradores
  • Multas e indenizações
  • Embargo do projeto

Sem falar que ao sofrer processos, a imagem da organização é afetada, prejudicando negócios futuros.

Como garantir a segurança perimetral de um canteiro de obras

Garantir a segurança no canteiro de obras é fundamental para prevenir acidentes e proteger a saúde dos trabalhadores. Abaixo, listamos algumas dicas importantes para promover um ambiente de trabalho seguro na construção civil:

  1. Normas Regulamentadoras

Trata-se de diretrizes estabelecidas pelo governo para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Na construção civil, assim como nos demais setores, é imprescindível conhecer e seguir as NRs. Em um canteiro de obras, por exemplo, a NR-18 trata das condições e meio ambiente de trabalho.

  • Treinamento e capacitação

Não basta apenas conhecer as normas, mas colocá-las em prática, e isso vale para todos os envolvimentos em uma obra. Nesse sentido, todos os funcionários devem receber treinamento adequado sobre as normas de segurança, procedimentos de trabalho e uso correto de equipamentos. Isso inclui treinamentos específicos para as tarefas a serem executadas, como operação de maquinário e manuseio de substâncias perigosas.

  • Uso de Equipamentos de Proteção

Os equipamentos de proteção, tanto individual quanto coletivo, são fundamentais para garantir a segurança dos trabalhadores e de terceiros. As empresas são responsáveis por fornecê-los gratuitamente aos trabalhadores. É importante que eles recebam treinamento sobre o uso correto e manutenção dos equipamentos.

  • Inspeção e manutenção de equipamentos

Todos os canteiros de obras devem ser inspecionados regularmente para garantir que estejam em bom estado de funcionamento e segurança. A manutenção preventiva é fundamental para identificar e corrigir possíveis falhas antes que elas se tornem um risco.

  • Sinalização adequada

Para garantir a segurança perimetral, é preciso ter uma sinalização adequada no canteiro de obras, a fim de alertar sobre os riscos existentes e indicar as áreas de trabalho. A comunicação pode ser feita por meio de placas, avisos, demarcações no chão, barreiras de proteção, entre outros.

  • Organização e limpeza

Por mais simples que seja essa medida, ela é essencial para a segurança perimetral no canteiro de obras, por isso, mantê-lo organizado e limpo é indispensável para reduzir o risco de acidentes, como por exemplo, desobstruir as áreas de circulação, armazenar os materiais de forma correta e fazer o descarte de maneira adequada dos resíduos.

  • Monitoramento e supervisão

Compartilhar as responsabilidades é uma forma de pensar no coletivo. Por isso, determine alguns profissionais como responsáveis pelo monitoramento e supervisão das atividades no canteiro de obras. Como atribuições, eles devem verificar o cumprimento das normas de segurança, identificar os possíveis riscos e corrigi-los de imediato.

  • Comunicação eficaz

A comunicação é essencial em todos os setores, e na construção civil não seria diferente. Por isso, estabeleça canais de comunicação que sejam eficazes entre os trabalhos e a equipe de gestão. É preciso que os trabalhadores se sintam à vontade para relatar quaisquer problemas de segurança e para receber orientações claras sobre os procedimentos a serem seguidos.

É importante reforçar que a segurança perimetral em um canteiro de obras é de responsabilidade de todos, desde os trabalhadores até os gestores. O comprometimento deve ser constante e incentivado.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.