https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Inflação da construção civil: entenda o cenário atual

Inflação

Embora a construção civil seja um setor extremamente importante para a economia de um país em desenvolvimento como o Brasil – só para se ter uma ideia, o PIB da construção cresceu 6,9% em 2022 – o setor também foi impactado pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, e os reflexos são vistos nas taxas de inflação, que vem variando desde a chegada do vírus no país.

Em maio deste ano, por exemplo, o setor registrou 0,40%, segundo o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas. A taxa é superior à observada no mês anterior (0,23%), mas inferior à apurada no mesmo período de 2022 (1,49%). Em 12 meses, a taxa acumulada chega a 6,32% – apesar de elevada, ainda fica abaixo dos 11,20% acumulados em maio do ano passado.

Mas quais são as causas para o aumento da inflação na construção civil? É sobre isso que vamos tratar neste artigo.

Custos de insumos impactam na inflação

Existem várias causas para a inflação, e algumas delas podem impactar especificamente a construção civil.

Uma das principais causas é o aumento dos custos dos materiais de construção. Quando há um aumento nos preços de matérias-primas como aço, cimento, madeira e outros insumos utilizados na construção, os custos também aumentam. As consequências são projetos mais caros e atrasos na conclusão de obras, uma vez que as empresas precisam lidar com o aumento dos custos.

O aço, inclusive, foi o material que mais impactou no aumento total do custo das obras, segundo estudo elaborado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entre junho de 2020 e julho de 2021. Para exemplificar, o custo da construção de uma ponte ficou 73% mais alto por conta do material, segundo o levantamento.

Isso acontece por uma série de fatores, dentre eles, a disparada do dólar, uma vez que itens com muitos componentes importados ou com demanda de consumo externo, acabam acompanhando o valor da moeda americana.

A pandemia também contribuiu para a inflação, já que pausou as produções, causou uma diferença entre a oferta e demanda e ainda aumentou o consumo interno, uma vez que com o avanço do home office, as pessoas passaram a investir em reformas de forma substancial.

Falta de mão de obra é outro fator de impacto

Outra causa da inflação da construção civil está relacionada aos custos de mão de obra. A demanda por trabalhadores para o setor pode aumentar em períodos de crescimento econômico, levando a uma escassez de profissionais qualificados. A consequência é o aumento nos salários.

Segundo a CBIC, a contratação de mão de obra na construção continua sendo um dos desafios para as empresas do setor, especialmente as de pequeno porte. Cerca de 90% das empresas pesquisadas em fevereiro de 2022 veem gargalos no recrutamento, contra 77% em outubro de 2021.

Pedreiros e carpinteiros, por exemplo, estão entre as profissões com maior dificuldade na contratação, seguidos de mestres de obras e encarregados. Inclusive, foi identificada carência de qualificação de mão de obra terceirizada.

As consequências da inflação na construção civil

Os custos mais altos, tanto de insumos quanto de mão de obra, podem resultar em projetos de construção mais caros para os consumidores, tornando a aquisição de imóveis mais difícil e desacelerando o mercado imobiliário.

Com o mercado desacelerado, as empresas do setor podem ter os seus lucros reduzidos, limitando assim os seus investimentos futuros, impactando toda a economia de um país, já que é um dos setores mais importantes.

Expectativas para o futuro da construção civil

A inflação na construção civil está entre os desafios para as empresas que atuam no setor, porém, há boas expectativas pela frente. Segundo o Sebrae, as reformas de casas e construção de residências são algumas das demandas que devemos ver para o futuro, principalmente por conta do aumento de projetos na planta.

Tendências já conhecidas, como drywall, tintas e tijolos ecológicos, steel frame e etc. serão cada vez mais aplicadas no setor, assim como a construção de casas pré-fabricadas, apostando em processos mais sustentáveis com redução nos custos de materiais, mão de obra e da logística.

Algumas inovações têm forte potencial de transformar o comportamento do mercado imobiliário e da construção civil para este e os próximos anos. São elas:

  • Cidades inteligentes
  • Impressão 3D
  • Inteligência artificial
  • Internet das coisas (IoT)
  • Tijolos ecológicos
  • Realidade aumentada
  • Building Information Model (BIM)
  • Lean construction

Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.