Qual a diferença entre EPC e EPI?

Qual a diferença entre EPC e EPI?

Você com certeza já ouviu falar sobre a importância de equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual, não é verdade? Mas afinal, será que você realmente sabe qual a diferença entre EPC e EPI?

Uma coisa é certa: ambos garantem a segurança das pessoas, de um modo geral, os trabalhadores de uma empresa. Mas é claro que esse assunto gera dúvidas a respeito e, seja você um empresário ou não, é extremamente importante conhecer a diferença entre EPC e EPI.

Garantir a integridade física dos trabalhadores e todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com um determinado trabalho, é tema de prioridade máxima para qualquer empresa, independente do ramo de atuação.

Sabemos que uma vida vale muito e conseguir minimizar ou até mesmo evitar acidentes é algo de extrema relevância.

EPC e EPI: equipamentos que garantem a seguranças das pessoas

Quanto aos EPI’s, o seu próprio nome já diz muitas coisas: equipamentos de proteção individual. O que significa que tudo aquilo que é usado por um único indivíduo é tratado como EPI, justamente por possuir esse caráter de particularidade.

Abaixo listamos alguns dos principais EPI’s para que você possa ter uma noção maior sobre o assunto:

  • Capacete
  • Capuz
  • Respirador
  • Coletes
  • Luvas
  • Botas
  • Calças
  • Protetor auricular
  • Abafadores
  • Óculos
  • Mascaras

O EPC por sua vez, é o equipamento de proteção coletiva. Esse tipo de equipamento é aquele que é usado por várias pessoas e que garante a segurança de todos.

Uma das maiores vantagens desse tipo de equipamento, é que ele não proporciona incomodo algum para os trabalhadores e ainda são muito mais eficientes.

Como o EPC não possuí o caráter de resguardar somente a vida dos funcionários, ele é capaz de proteger até mesmo alguns visitantes e em geral as pessoas que estão envolvidas no trabalho que está sendo executado. Confira alguns exemplos de EPC’s:

  • Alvenaria Estrutural
  • Sargento
  • Escora
  • Concretagem
  • Libera Alvenaria
  • Parabolt
  • Gesseiro
  • Poço de Elevador
  • Suporte de Bandeja

Tudo aquilo que garante a segurança de todas as pessoas é visto como um EPC. É claro que esse tipo de equipamento, em muitos casos, não dispensa o uso de EPI, mas é visto como uma grande forma de evitar acidentes também.

Diferença entre EPC e EPI: alguns comentários e considerações finais acerca do assunto

Então, podemos concluir que os EPC’s garantem a segurança de todas as pessoas de um modo geral e os EPI’s garantem a segurança apenas daquelas que estão fazendo o seu uso.

Não importa se a sua empresa acredita na eficiência do EPC ou do EPI, o que mais vale é que a vida receba mais valorização e que a segurança realmente seja um tema de maior relevância.

Quando o assunto é segurança na empresa, não estamos tratando somente de vidas, porque uma empresa que cuida desse assunto, está automaticamente cuidando também da sua própria integridade.

Sabemos que quando um acidente acontece sob responsabilidade de uma instituição, muitos gastos acabam sendo gerados, como: indenizações, médicos, reabilitação e mais uma outra série de custos.

Todo esse transtorno para a vítima e para a empresa pode sim ser evitado, desde que as medidas corretas sejam tomadas. Devemos ressaltar que um funcionário que está sendo protegido, trabalha com muito mais satisfação porque consegue ver a importância que a empresa lhe dá.

Valorize seus funcionários e a sua empresa. Invista na segurança de todos para que dessa forma ninguém saia prejudicado.

Agora que você já sabe qual a diferença entre EPC e EPI, já está melhor preparado para comprar todos os equipamentos que a sua empresa necessita!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.