https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Proteção coletiva: evite multas em seu canteiro de obras

No Brasil, a cada 48 segundos, acontece uma fatalidade no ambiente laboral. E somente o setor da construção civil é responsável pelo dobro da média desses acidentes. Os dados alarmantes, levantados pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (OSST), deixa transparente a necessidade de implantar todas as ações necessárias para a prevenção de acidentes.

O bem-estar do trabalhador é de suma importância, pois evita o acontecimento destes sinistros tão ocorrentes no canteiro de obras, garantindo assim, empreendimentos de qualidade e conforme o planejamento. Desse modo, os programas de ações preventivas, os equipamentos de proteção e o bom uso da tecnologia podem auxiliar, e muito, quando o assunto é saúde e segurança no trabalho .  

Todas as precauções para diminuir os agentes de risco dentro do local de trabalho são previstas pelas Normas Regulamentadoras, e o descumprimento das mesmas podem acarretar graves acidentes, gerando prejuízos financeiros as construtoras e/ou incorporadoras.

Entre os danos mais ocorrentes, estão:

  • Gastos com compensações, tratamentos médicos e eventuais processos de trabalhadores acidentados;
  • Pagamentos de multas e sanções legais por não estar em dia com a legislação vigente;
  • Queda do rendimento dos trabalhadores que estende o tempo da obra e, consequentemente, gera mais despesas com honorários;
  • Comprometimento da imagem da empresa, resultando na perda de cliente e pessoas interessadas em seus serviços.

Compreende-se que, diante da extensão do setor, existem fiscalizações rigorosas em relação à execução e segurança da obra. E uma das principais medidas de evitar os gastos com multas é cumprindo todas as ações previstas nas NR’s e instalando adequadamente os Equipamentos de Proteção Coletiva.

A importância dos Equipamentos de Proteção Coletiva

Todas as empresas estão sujeitas as penalidades em casos de infrações e descumprimento das NRs, desse modo, as medidas preventivas são os principais recursos de evitar multas e outras complicações. Os casos de acidentes fatais, dentro da construção civil, causados por quedas de altura e de materiais , são os mais ocorrentes. E única medida de evitar que alguma tragédia aconteça é com o uso de equipamentos de proteção coletiva.

Estes dispositivos, além de evitar sanções dos órgãos fiscalizadores, também garantem a integridade física e mental dos colaboradores, deixando-os mais seguros e tranquilos para executar o trabalho, ocasionando em um aumento da produtividade dentro do canteiro de obras. Entre os principais equipamentos, os que precisam e devem estar instalados para prevenção de acidentes, são:

A punição aplicada pelos órgãos fiscalizadores varia de acordo com o grau de periculosidade do agente de risco. Por essa razão, é indispensável seguir as Normas Regulamentadoras, a fim de evitar acidentes de trabalho e, consequentemente, multas e/ou complicações judiciais.

A empresa e gestores do empreendimento são responsáveis por garantir a saúde e a segurança no canteiro de obras, sendo assim, é importante que ela perceba que aplicar corretamente os equipamentos de proteção coletiva e se adequar as legislações e as normas não são gastos desnecessários, e sim, um investimento para promover mais produtividade e crescimento da organização.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.