https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

As diferenças entre o PPRA e o PCMAT

Estabelecidas pelo Ministério do Trabalho por meio das Normas Regulamentadoras (NRs), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Condições e Meio ambiente de Trabalho (PCMAT), que visam garantir a segurança do ambiente de trabalho e proteção ambiental na construção civil,  devem fazer parte do dia a dia das construtoras.

A NR 9 estabelece o PPRA, enquanto o PCMAT é normatizado à NR 18, ambas as normas são indispensáveis quando o assunto é a prevenção de acidentes na Construção Civil. Mas, afinal, qual a diferença entre os dois? Vamos entender.

Entendendo as diferenças

Os dois programas são fundamentados no levantamento e prevenção de riscos de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. No entanto, os programas divergem nos seguintes pontos:

1. Onde deve ser empregado

O PPRA é obrigatório para empresas de qualquer setor, independentemente da área de atuação, quantidade de funcionários, grau de risco ou complexidade de função. Seu objetivo é, principalmente, a implementação de medidas de segurança com enfoque em eventuais riscos ambientais, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. O programa deve identificar e informar o trabalhador sobre os possíveis riscos que as tarefas oferecem a sua saúde.

Já o PCMAT é direcionado especificamente à indústria da construção civil, o programa estabelece inúmeras medidas de segurança a serem adotadas durante o decorrer da obra.

2. Objetivo

Pode-se dizer que o objetivo do PPRA é fazer um levantamento dos riscos, buscando evitar doenças ocupacionais ou do trabalho e até acidentes de trabalho. O programa determina etapas de Antecipação dos riscos, Reconhecimento, Avaliação e Controle dos Riscos ocupacionais.

Ao passo que, a finalidade do PCMAT é garantir a integridade física e a saúde de todos que atuam direta ou indiretamente na obra: colaboradores, funcionários terceirizados, fornecedores, contratantes e visitantes, estabelecendo um sistema de gestão em Segurança do Trabalho nos serviços relacionados à construção.

3. Prazo

O PPRA tem validade de um ano, enquanto o PCMAT não possui tempo definido de vigência e deve acompanhar a obra até o término.

4. Quando deve ser aplicado

Na construção civil o PPRA deverá deve ser adotado em canteiros de obras que contam com até 19 funcionários. A partir de 20 o PCMAT é obrigatório.

A execução das normas é obrigatória e de responsabilidade das construtoras, de todos os colaboradores e demais envolvidos na obra. O cumprimento delas garante a segurança, aumenta a produtividade e viabiliza uma melhor entrega do empreendimento dentro dos prazos e com muito mais qualidade. Quer saber mais sobre as Normas Regulamentadoras e os melhores procedimentos para garantir saúde e bem-estar em sua construção? Continue acompanhando nosso blog e mantenha-se sempre atualizado sobre o assunto.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é PGR? Saiba tudo sobre o principal ponto da nova NR-18

Você sabe o que é PGR e sua importância para manter o ambiente de trabalho seguro para os colaboradores? Neste artigo vamos falar mais...

Tudo que você precisa saber sobre as atualizações na NR-18

A nova NR-18 está em vigor desde o dia 3 de janeiro de 2022, com mudanças importantes para o setor da construção civil. A...

Dicas importantes para evitar acidentes nas obras

Para evitar acidentes nas obras, é essencial seguir as Normas Regulamentadoras e prestar atenção a uma série de detalhes. Saiba mais!

Conheça o As Built e entenda a sua importância

O documento chamado de As Built tem o objetivo de relacionar todas as mudanças de um empreendimento civil durante sua execução e uso!

Fatores que podem dificultar a aprovação do seu projeto de engenharia

Legislações distintas e falta de profissionais qualificados são alguns dos desafios no processo de aprovação de projetos. Saiba mais

Normas técnicas para construções sustentáveis

Sustentabilidade é um termo cada vez mais presente. Significa toda e qualquer ação que visa suprir as necessidades do ser humano sem comprometer o...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.