Os riscos de segurança na alvenaria estão entre os diferentes desafios que as empresas de construção civil têm de lidar frequentemente. As normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho (NRs) e os programas de prevenção devem ser sempre observados para reduzir ocorrências.
Na alvenaria convencional, os riscos de segurança costumam estar relacionados à execução da estrutura de concreto armado. Essa estrutura necessita da montagem de fôrmas de madeira, expondo o trabalhador a acidentes de trabalho, principalmente na construção e retirada dos moldes.
A alvenaria convencional permite que as reformas sejam mais flexíveis, mas pode apresentar vícios construtivos (fora de prumo, nível ou esquadro). Esse tipo de construção também é mais suscetível a improvisos e “gambiarras”.
Já os riscos de segurança na alvenaria estrutural estão relacionados à impossibilidade de se realizar alterações. Neste tipo de obra, todas as paredes são construídas como parte da estrutura do edifício e qualquer rasgo pode desestabilizá-lo.
Para os trabalhadores, os riscos de segurança na execução deste tipo de alvenaria está diretamente relacionado à sua exposição na divisa da edificação, até que as paredes estejam em altura da instalação das lajes. Para controlar este risco, devem ser utilizados os sistemas de proteção de alvenaria, que são constituídos por postes, telas e acessórios, que permitem ao trabalhador executar suas tarefas sem risco de queda.
Além dos riscos na execução da alvenaria, existem outros problemas de segurança que podem acabar em acidentes, como a falta de atenção no canteiro de obras. Mesmo uma pequena distração pode causar um ferimento ou um acidente.
Equipamentos de proteção
O uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e os de proteção coletiva (EPCs), além de obrigatórios pelas normas regulamentadoras, podem evitar acidentes graves. Em um canteiro de obras, é perfeitamente comum que materiais caiam, e a falta de capacetes, por exemplo, pode ser a diferença entre a vida e a morte.
No caso dos trabalhadores em altura, o cinto paraquedista ou sistemas de ancoragem evitam a queda, caso haja um desequilíbrio durante a execução das atividades.
A correta análise e gestão dos riscos de segurança na execução da alvenaria, bem como o uso de técnicas e materiais de proteção, garantem que eles sejam menores.
Sua empresa precisa de treinamentos e materiais de proteção para evitar os riscos de segurança na alvenaria? Fale com um de nossos engenheiros!
new RDStationForms(‘2499_fc_glossario_do_engenheiro_civil_ebook_df070219-f3f486f397ae37eb72cd-html’, ‘UA-6256411-1’).createForm();