https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O que é o escoramento de laje e quando deve ser usado?

O que é o escoramento de laje e quando deve ser usado?

Estrutura essencial para realizar a concretagem segura de vigas e lajes, o escoramento de laje, junto com as fôrmas, faz parte do cimbramento, sistema que irá sustentar o peso do pavimento enquanto o concreto não endurece e adquire resistência.

Provisório, o escoramento (seja de madeira ou metálico) tem de ser projetado para suportar, além do próprio concreto, o peso dos integrantes da equipe de trabalho e de eventuais equipamentos utilizados na construção civil.

Além disso, para a segurança de todos os envolvidos na obra, essas peças não podem ter defeitos, deformações ou irregularidades.

Escoramento de laje de madeira x escoramento de laje metálico

Além do material utilizado, há algumas diferenças entre os dois tipos de escoramento de laje utilizados na construção.

A madeira, que pode ser usada nas formas bruta (troncos de eucalipto e desnivelada) ou serrada (padronizadas no tamanho e com encaixes já previstos), tem, num primeiro momento, como vantagem o custo mais barato, além de uma suposta maior disponibilidade.

No entanto, as desvantagens desse tipo de material vão desde a dificuldade no nivelamento até a utilização em uma única obra, pois a madeira não pode ser readequada, tampouco reformada. Além disso, é importante verificar se o material em questão é certificado.

Já o escoramento de laje metálico (geralmente de aço ou de alumínio), além de mais leve e resistente, tem grande versatilidade e também colabora para uma maior produtividade e economia de mão de obra.

Além disso, suas peças são de fácil manuseio, o que facilita a montagem e desmontagem dessas estruturas. Outras vantagens desse tipo de escoramento são os ajustes perfeitos e os encaixes simples.

Sistema de escoramento de laje Mecanoflex

Uma estrutura metálica que alia alta tecnologia, segurança e eficiência para a sua obra é o sistema de escoramento de laje Mecanoflex. Formado pela união de escora, viga principal e viga secundária, essa estrutura, além de maior resistência, é leve e de fácil manuseio.

Outro aspecto a ser considerado na hora da escolha desse tipo de estrutura é a questão da ergonomia, o estudo científico das relações entre homem e máquina, importante para melhorar as condições de trabalho e a saúde dos operários.

Além disso, os três elementos básicos do sistema de escoramento de laje Mecanoflex se encaixam entre si para estabelecer uma estrutura estável e segura para as equipes de trabalho da construção civil.

Isso também significa uma considerável economia de tempo nos processos de montagem e desmontagem das estruturas.

Hoje o assunto do blog foi o escoramento de laje e os tipos de materiais utilizados nessa estrutura importante em uma obra. Ficou alguma dúvida? Faça sua pergunta abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.