EPC de madeira vale a pena?

EPC de madeira vale a pena?

Quando o assunto é segurança em uma obra, EPC de madeira não é boa indicação. É importante fazer alguns alertas em relação ao uso da madeira. Saiba o porquê.

O blog falou anteriormente que os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), assim como os de proteção individual (EPIs), têm fundamental importância em uma obra. São eles que evitam acidentes, preservando a integridade física, a saúde e vidas tanto de funcionários quanto de terceiros. Mas será que vale a pena utilizar EPC de madeira na construção civil?

Primeiramente, lembremos que, para garantir a segurança de todas as partes, é preciso cumprir algumas normas reguladoras (NRs) da construção civil estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sendo assim, é importante fazer alguns alertas em relação ao uso da madeira.

Veja abaixo, algumas desvantagens na utilização desse tipo de material numa obra.

EPC de madeira vale a pena?

Durabilidade e segurança limitadas

Sensível ao ambiente (o material aumenta ou diminui de dimensão, por exemplo, quando está úmido), a madeira pode, entre outras interferências naturais, apodrecer e, consequentemente, perder resistência e confiabilidade, comprometendo a segurança no canteiro de obras.

Não nos esqueçamos de uma outra característica da madeira essencial na hora de pensar no que utilizar em uma obra: é um material altamente combustível.

Já os equipamentos de proteção coletiva metálicos, em contrapartida, são mais vantajosos: além de uma maior resistência e peso menor, são mais estáveis.

Custo e sustentabilidade

O fato de a madeira não poder ser nem readequada e tampouco reformada na construção civil encarece o seu custo a médio e longo prazo, pois a sua utilização fica limitada geralmente a uma obra.

Além disso, para entrar no canteiro, é preciso que esse tipo de material tenha selo verde, certificado que atesta o respeito às leis ambientais e a procedência, o que também interfere no custo.

Já os EPCs metálicos têm grande versatilidade e também colaboram para uma maior produtividade e economia de mão de obra. Além disso, são de fácil manuseio, por conta do peso leve, o que facilita na montagem e desmontagem dessas estruturas.

O blog hoje falou que os EPCs de madeiras têm algumas desvantagens em relação aos equipamentos metálicos e não são os materiais mais recomendados para uma obra.

Você tem alguma sugestão de pauta para abordarmos neste espaço? Escreva nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.