Não é algo comum, mas situações de desabamento de prédio podem ocorrer. Em todos os casos, é sempre uma situação chocante que pode envolver uma série de erros que, somados, resultam em uma tragédia.
Com isso, é importante ressaltar que é imprescindível que as construtoras sigam, com 100% de precisão, as técnicas e normas de segurança próprias da construção civil, com o intuito de ter uma obra segura, evitando esse tipo de fatalidade.
“O desabamento de um prédio é algo excepcional. É preciso que haja um conjunto de fatores para que isso ocorra”, afirmou Paulo de Mattos Pimenta, professor do Departamento de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), em reportagem da Revista Veja.
Ao longo deste artigo, vamos abordar alguns motivos que podem levar a um desabamento de prédio.
Fundações fracas
A fundação é que será responsável por suportar a carga da construção. Por isso, é preciso que seja elaborado um sistema de fundação que se atente a topografia do terreno, porte e peso da edificação, construções vizinhas, características do solo, dentre outros aspectos.
Mesmo em solo sólido, as fundações precisam ser fortes o suficiente para a carga. Por isso, não ter um projeto minuciosamente calculado, levando em consideração todos os aspectos da construção, pode gerar deslocamentos e fissuras nas estruturas. Essas fissuras podem ser as responsáveis por um desabamento.
Uso de material de construção abaixo do padrão
Para economizar, construtoras podem utilizar materiais com qualidade abaixo do padrão. No entanto, a segurança do edifício deve ser sempre colocada em primeiro lugar, não devendo haver corte de investimentos nesse sentido. Como diz o ditado, “o barato sai caro”.
No Brasil, todo material de construção civil precisa seguir uma série de critérios determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR.
Com base nessas normas técnicas, fica muito mais fácil identificar a boa qualidade dos materiais e realizar uma pesquisa de mercado mais assertiva.
Supervisão inadequada de obras e controle de qualidade insuficiente
A fase de supervisão é muito importante, uma vez que a vida útil do edifício depende dela. O momento da obra deve ser sempre muito bem supervisionado para averiguar se tudo está sendo feito conforme os projetos.
Esse momento, de controle da qualidade, visa atender todos os requisitos técnicos do escopo do projeto, colocando na prática tudo o que foi desenhado com a melhor qualidade e segurança possível.
Se essa etapa não for bem-feita, podem ocorrer erros que vão afetar negativamente o edifício, podendo resultar em problemas estruturais.
Um adendo importante é que a inspeção deve se atentar também ao momento da obra, evitando problemas de segurança não apenas no pós, mas também no durante. As normas de segurança devem ser seguidas à risca, com o uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Conheça mais sobre a Metroform, um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil.
Problemas no escoramento
Durante a construção, enquanto o concreto não atinge a resistência necessária, é o escoramento que sustenta a obra. No entanto, a negligência na hora da montagem no escoramento pode ter consequências sérias que muitas vezes não ficam apenas no prejuízo financeiro – como é o caso de fissuras que, com o tempo, podem contribuir com a queda do edifício.
Alteração e intervenções que impactam a estrutura
Um edifício que foi originalmente projetado para suportar três andares e posteriormente convertido para suportar dois andares adicionais, sem consultar um engenheiro estrutural, pode desabar devido à sobrecarga e, consequentemente, ao estresse excessivo da fundação, por exemplo.
A fundação pode ter sido projetada para suportar apenas três andares, sem levar em consideração futuras expansões.
Outros fatores que podem contribuir são alterações de estrutura como eliminação de paredes, vigas, pilares, inserção de furos não previstos em projeto, dentre outros.
Caso seja necessária uma intervenção, é importante contratar um profissional habilitado que averigue a viabilidade das alterações a fim de constatar quais reforços na estrutura devem ser feitos para que a obra não seja comprometida.
Fraca conformidade com os desenhos e especificações de engenharia
Quando os desenhos e especificações não são seguidos criteriosamente durante a construção, isso pode resultar em obras com problemas estruturais. Para evitar a ameaça de colapso, é importante que o engenheiro produza detalhes de desenhos, claramente documentados e de fácil compreensão. Isso evita interpretações errôneas e erros na execução.
Falhas na execução da obra
De acordo com um artigo do Portal Mais Engenharia, existem alguns fatores construtivos que podem causar o desabamento de um prédio:
- Definição e posicionamento de armaduras em desacordo com o projeto estrutural;
- Métodos construtivos indevidos;
- Falhas de concretagem;
- Traço de concreto incorreto;
- Cura do concreto malfeita;
- Resistência dos materiais em desacordo com o projeto estrutural.
Falta de manutenção
Falta de manutenção na estrutura é uma das causas que podem ocasionar o desabamento de um prédio, a fim de assegurar a durabilidade e segurança da obra. Afinal, sem a inspeção e manutenção periódica, fica difícil saber se a estrutura do prédio tem problemas que devem ser corrigidos, evitando o comprometimento das estruturas e situações piores, como o desabamento.
A manutenção averigua se há fissuras, trincas, sobrecarga nas estruturas, infiltrações, dentre outros problemas.
Conclusão
Uma série de fatores pode contribuir com a queda de um edifício. Por isso, o cuidado com cada etapa da obra deve ser sempre redobrado, levando em consideração todas as características da obra, do solo, da estrutura, dos materiais, dentre outros.
Depois de construída, devem-se evitar alterações sem um estudo correto. Além disso, a manutenção deve ser frequente, a fim de evitar problemas graves.
De forma resumida, se as normas regulamentadoras e de segurança forem seguidas à risca, muito dificilmente um edifício sofrera uma tragédia desse porte.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.