https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

A importância da bandeja de proteção na captação de resíduos

A importância da bandeja de proteção na captação de resíduos

Importantes na preservação da saúde e da integridade física de trabalhadores e terceiros, saiba mais sobre a bandeja de proteção.

A bandeja de proteção foi um dos cinco exemplos de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) em uma obra citados anteriormente pelo blog. Plataformas rígidas construídas para captação de resíduos, esses itens são obrigatórios em quaisquer edifícios com mais de 4 pavimentos ou altura equivalente, segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR-18) da construção civil.

Você conhece em uma obra qual a importância da bandeja de proteção? Abaixo, falaremos um pouco mais sobre esse EPC e sua relevância principalmente nas questões relativas à segurança.

A importância da bandeja de proteção

Preservação da integridade física e da saúde

As bandejas de proteção são itens que suportam impactos resultantes de eventuais quedas acidentais numa obra, sejam elas de materiais, de objetos e de pessoas.

Protegem e preservam, com isso, a integridade física tanto de integrantes da equipe de trabalho que estão em pavimentos inferiores de onde ocorreu a queda quanto a de terceiros que circulam, por exemplo, no térreo ou em outras áreas que não necessariamente façam parte da construção.

A NR-18 discorre sobre as especificações dessas bandejas – o texto as chama de “plataformas” – conforme o tamanho da obra.

De acordo com a norma, dadas as proporções do edifício, as bandejas, ou plataformas, podem ser principais, secundárias e terciárias. O texto ainda fala que o perímetro da construção, para uma segurança ainda maior, “deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal de proteção” e que essa tela “deve constituir-se de uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas”.

O uso de EPIs e sua importância

Lembremos que, além da utilização de EPCs como a bandeja de proteção, é indispensável que todos os trabalhadores dentro de uma obra façam uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacetes e demais acessórios, por exemplo, para que sua integridade física e saúde sejam preservadas.

Hoje você conheceu um pouco mais da importância da bandeja de proteção na captação de resíduos em uma obra. Tem alguma outra dica de EPCs relevantes na construção civil que o blog pode futuramente abordar? Escreva para nós sua sugestão nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.