https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Como utilizar a análise de falhas para evitar erros na construção civil

Como utilizar a análise de falhas para evitar erros na construção civil

Errar é humano e todos nós estamos sujeitos. Mas como minimizar ou até mesmo evitar erros na construção civil? A resposta não é tão simples, mas pode começar por meio da análise de falhas.

Mas afinal, o que isso significa? Análise de falhas é um levantamento dos principais problemas em potencial de uma obra, o mapeamento desses eventos e a elaboração de um plano para lidar com cada um deles.

O importante nessa elaboração, de modo a garantir a segurança de todas as partes envolvidas, é pensar como prevenir, controlar, fiscalizar e reparar essas falhas.

Principais tipos de análise de falhas

Na construção civil, os erros podem ser causados por trabalhadores, projetos mal elaborados, equipamentos e materiais, entre outros. Abaixo, falaremos dos principais erros e de suas respectivas análises de falha:

Falha no produto

Ocorre quando não foram observados alguns parâmetros de qualidade tanto na matéria-prima quanto na mão de obra. Geralmente esse tipo de falha é evidente.

Falha no processo

Despercebidas em um primeiro instante, elas podem comprometer a produtividade, atrasar o processo e gerar mais custos à obra.

Falha administrativa

Acontece com a compra de materiais inadequados e com a falta de registros ou de instruções profissionais, por exemplo. Assim como a falha do processo, muitas vezes esse tipo de problema só é descoberto tardiamente.

Como sanar esses problemas com a análise de falhas?

A análise de falhas começa com uma série de estudos e ações. É importante que a equipe responsável envolvida primeiramente leia atentamente o projeto em busca de eventuais erros.

Essa procura deve continuar na fase de execução, em cada uma de suas etapas.

É essencial também ler estudos e pesquisas que enumeram as principais falhas dentro de uma obra, além de consultar especialistas para apontá-las.

Testes laboratoriais também podem indicar falhas em alguns produtos e ajudar os responsáveis por uma obra a lidar com fenômenos naturais e físicos, por exemplo.

Parâmetros

Para uma boa análise de falhas, especialistas recomendam os seguintes parâmetros:

  • Denominação da falha;
  • Descrição;
  • Probabilidade de ocorrência;
  • Risco e grau que oferece para o projeto;
  • Medidas de prevenção;
  • Medidas de fiscalização;
  • Ações de reparo e minimização de danos.

Hoje falamos sobre análise de falhas para evitar erros na construção civil. Tem sugestão de mais algum assunto para o blog? Escreva nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.