Você com certeza já ouviu falar sobre a importância de equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual, não é verdade? Mas afinal, será que você realmente sabe qual a diferença entre EPC e EPI?
Uma coisa é certa: ambos garantem a segurança das pessoas, de um modo geral, os trabalhadores de uma empresa. Mas é claro que esse assunto gera dúvidas a respeito e, seja você um empresário ou não, é extremamente importante conhecer a diferença entre EPC e EPI.
Garantir a integridade física dos trabalhadores e todas as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com um determinado trabalho, é tema de prioridade máxima para qualquer empresa, independente do ramo de atuação.
Sabemos que uma vida vale muito e conseguir minimizar ou até mesmo evitar acidentes é algo de extrema relevância.
EPC e EPI: equipamentos que garantem a seguranças das pessoas
Quanto aos EPI’s, o seu próprio nome já diz muitas coisas: equipamentos de proteção individual. O que significa que tudo aquilo que é usado por um único indivíduo é tratado como EPI, justamente por possuir esse caráter de particularidade.
Abaixo listamos alguns dos principais EPI’s para que você possa ter uma noção maior sobre o assunto:
- Capacete
- Capuz
- Respirador
- Coletes
- Luvas
- Botas
- Calças
- Protetor auricular
- Abafadores
- Óculos
- Mascaras
O EPC por sua vez, é o equipamento de proteção coletiva. Esse tipo de equipamento é aquele que é usado por várias pessoas e que garante a segurança de todos.
Uma das maiores vantagens desse tipo de equipamento, é que ele não proporciona incomodo algum para os trabalhadores e ainda são muito mais eficientes.
Como o EPC não possuí o caráter de resguardar somente a vida dos funcionários, ele é capaz de proteger até mesmo alguns visitantes e em geral as pessoas que estão envolvidas no trabalho que está sendo executado. Confira alguns exemplos de EPC’s:
- Alvenaria Estrutural
- Sargento
- Escora
- Concretagem
- Libera Alvenaria
- Parabolt
- Gesseiro
- Poço de Elevador
- Suporte de Bandeja
Tudo aquilo que garante a segurança de todas as pessoas é visto como um EPC. É claro que esse tipo de equipamento, em muitos casos, não dispensa o uso de EPI, mas é visto como uma grande forma de evitar acidentes também.
Diferença entre EPC e EPI: alguns comentários e considerações finais acerca do assunto
Então, podemos concluir que os EPC’s garantem a segurança de todas as pessoas de um modo geral e os EPI’s garantem a segurança apenas daquelas que estão fazendo o seu uso.
Não importa se a sua empresa acredita na eficiência do EPC ou do EPI, o que mais vale é que a vida receba mais valorização e que a segurança realmente seja um tema de maior relevância.
Quando o assunto é segurança na empresa, não estamos tratando somente de vidas, porque uma empresa que cuida desse assunto, está automaticamente cuidando também da sua própria integridade.
Sabemos que quando um acidente acontece sob responsabilidade de uma instituição, muitos gastos acabam sendo gerados, como: indenizações, médicos, reabilitação e mais uma outra série de custos.
Todo esse transtorno para a vítima e para a empresa pode sim ser evitado, desde que as medidas corretas sejam tomadas. Devemos ressaltar que um funcionário que está sendo protegido, trabalha com muito mais satisfação porque consegue ver a importância que a empresa lhe dá.
Valorize seus funcionários e a sua empresa. Invista na segurança de todos para que dessa forma ninguém saia prejudicado.
Agora que você já sabe qual a diferença entre EPC e EPI, já está melhor preparado para comprar todos os equipamentos que a sua empresa necessita!