O telhado verde é a cobertura de plantas feitas em um telhado envolvendo técnicas de impermeabilização e de plantio que visam deixar a construção mais sustentável.
Esse tipo de telhado requer camadas específicas de materiais, a fim de manter a integridade do telhado e da estrutura abaixo. A anatomia básica consiste imperbeabilização, água, módulos, membrana, substrato e plantio. Confira a seguir mais informações sobre essa técnica:
Tipos de telhado verde
Existem também diferentes tipos de telhados verdes, dependendo da vegetação utilizada e se são fisicamente acessíveis. Eles podem ser classificados como:
Extensivo: um telhado ecológico coberto por uma leve e fina camada de vegetação, de baixa manutenção e inacessível;
Semi-intensivo: espaço verde ornamental utilizando plantas que requerem mais cuidado e profundidade do solo que as do item anterior, porém, as pessoas podem acessá-las;
Intensivo: jardins na cobertura que aceitam todos os tipos de espécies de plantas, inclusive árvores. As pessoas podem acessá-los, mas é preciso de uma estrutura sólida para suportar o peso da vegetação e das pessoas.
Mas quais são as vantagens e desvantagens desse sistema? Confira no artigo!
Benefícios: isolamento acústico
O som é uma grande distração e, em muitos casos, pode ser um incômodo. Um telhado verde fornece uma camada extra de isolamento e pode absorver boa parte da poluição sonora ambiental. Isso pode ser útil tanto para moradias quanto escritórios.
Estética
Não há dúvidas: uma cobertura verde é algo esteticamente agradável, embelezando a edificação e a cidade. Como não é algo muito comum no Brasil, é algo que chama a atenção de longe, e que pode atuar como um enorme diferencial em uma construção.
Regulação de temperatura
A natureza é extremamente eficiente na regulação de temperatura. Já telhados tradicionais, se não tiverem isolamento térmico, absorvem o calor e o frio, sem regular o ambiente. O telhado verde, por sua vez, consegue regular a temperatura muito bem, deixando o ambiente mais quente no inverno e mais frio no verão.
Qualidade do ar
Muitas áreas urbanas, especialmente em cidades grandes, carecem de vegetação, o que leva ao acúmulo de dióxido de carbono e outros poluentes prejudiciais. Um telhado verde aproveita ao máximo o espaço e absorve poluentes, emitindo oxigênio, melhorando a qualidade do ar e ajudando o meio ambiente. É uma solução extremamente sustentável para ambientes urbanos.
Retenção de água da chuva
O escoamento da água da chuva é um grande problema em áreas sujeias a fortes chuvas torrenciais e inundações. Um telhado verde pode absorver uma quantidade significativa de água da chuva, ajudando a prevenir inundações localizadas. No Brasil, onde há chuvas significativas na temporada de verão, pode ser uma solução eficaz.
Economia financeira
Além disso, essa água da chuva captada pode ser utilizada na limpeza dos ambientes, na jardinagem e também no banheiro, para a descarga, por exemplo. Com os processos certos de purificação, essa água ainda pode se tornar potável. É uma forma excelente de reutilizar esse recurso!
Biodiversidade
Esse tipo de telhado auxilia a biodiversidade ao atrair animais selvagens, especialmente passarinhos e insetos que são importantes para o meio ambiente, mas que muitas vezes estão longe dos grandes centros urbanos, especialmente onde há menos vegetação.
Protege seu telhado
A instalação de um telhado verde protege o telhado dos raios ultravioleta e da chuva ácida, prolongando assim sua vida natural.
Desvantagens
Se formos pensar nos impactos positivos ao meio ambiente e à qualidade de vida que esse tipo de telhado proporciona aos habitantes da casa, as vantagens contam muito mais. Porém, é preciso que quem deseja instalar esse tipo de estrutura esteja cientes de alguns pontos, elencados abaixo.
Uma despesa maior do que os telhados tradicionais
Esse estilo de telhado tende a ser um pouco mais caro do que a opção tradicional. Uma das razões para isso é o suporte extra necessário para lidar com o aumento da carga e a necessidade de um serviço especializado.
No entanto, apesar do maior investimento inicial, com o tempo esses telhados verdes mais do que compensam o gasto.
Se não for bem executado, pode dar problemas
Como mencionamos acima, esse tipo de telhado exige serviço especializado. Se não for feito corretamente, juntamente com os sistemas de irrigação e drenagem, pode ocasionar o acúmulo de água da chuva sob a estrutura que pode levar à umidade e filtrações.
Aumento na carga de peso
Não há dúvidas, os telhados verdes são mais pesados e, como tal, necessitam de mais suporte estrutural para que sejam implantados. Embora alguns telhados precisem ser reformados para lidar com o aumento da carga, os telhados planos costumam ser capazes de lidar com essa capacidade. Na hora de construir uma casa do zero, é preciso ter todo o planejamento específico para que a estrutura suporte o peso.
Requer manutenção extra
Esse tipo de estrutura requer manutenções para garantir que continue sendo um sistema eficiente. Os proprietários de um imóvel com telhado verde devem trata-lo como uma espécie de jardim, que requer cuidados específicos de forma periódica para que toda a estrutura, da impermeabilização ao plantio, estejam funcionando corretamente.
No entanto, de uma forma geral telhados verdes são uma ótima opção para trazer a natureza para mais perto da vida urbana e incluir conceitos sustentáveis em um projeto. Com a sustentabilidade cada vez mais em destaque, esse tipo de solução será cada vez mais comum!
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.