Sustentabilidade na construção civil: reaproveitamento de água

Sustentabilidade na construção civil

Usar os recursos naturais de maneira consciente é o grande desafio da humanidade. A mudança de hábitos e adoção de métodos de reaproveitamento desses recursos se fazem mais do que necessários em todos os setores. A sustentabilidade na construção civil, além de contribuir com o meio ambiente, também evita desperdício e torna a obra mais econômica.

Não é segredo para ninguém que o desperdício de água é o problema ambiental da atualidade. Somado a isso, o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 90 anos por conta do pouco volume de chuvas. Na construção civil, a necessidade do uso de água é muito grande, portanto, é mais do que fundamental que se apliquem práticas sustentáveis a fim de diminuir os impactos no planeta.

Sustentabilidade na construção civil é diferencial para compradores

Se destaca no mercado de construção civil a edificação que está voltada para a sustentabilidade. A obra que pensa em métodos para economizar água e energia atrai compradores. Embora os preços de casas e apartamentos equipados com sistemas sustentáveis possam ser mais elevados, o consumidor está disposto a investir agora para economizar no futuro.

A construção se torna interessante quando oferece torneiras de fechamentos automáticos, vaso sanitário com duas fases de água, sistemas de filtragem e armazenamento de água de chuva, entre outros. Esses itens encarecem o produto final, mas, em contrapartida, oferecem uma economia de cerca de 30% no consumo de água.

A economia com um dos recursos essenciais para o ser humano também pode ser realizada ainda no canteiro de obras. As construtoras têm adotado processos de reutilização de água para evitar o desperdício como, por exemplo, o armazenamento de água da chuva para reabastecer as caixas de água, construção a seco e a contratação de caminhão pipa.

A seguir, vamos listar alguns dos benefícios de se aplicar o reuso de água na construção civil.

Conheça os benefícios de reaproveitar a água no canteiro de obras

Obra mais sustentável
Usar de maneira consciente e racional os recursos naturais é praticar a sustentabilidade na construção civil. A captação da água da chuva é um tipo de prática sustentável que tem sido muito utilizado nas obras, como citamos acima.

As vantagens de se aplicar a sustentabilidade na construção civil é evitar o aumento de gastos do orçamento da obra, além de reduzir os impactos no meio ambiente. No canteiro de obras, é possível reaproveitar a água mesmo com impurezas, como por exemplo, na lavagem dos pátios ou na limpeza de áreas internas da obra, além da descarga nos banheiros.

Produtividade mesmo em períodos de racionamento

Ao optar por métodos que evitam o desperdício de água, é possível assegurar que não falte o recurso em períodos de racionamento ou rodízios, mantendo a produtividade no canteiro de obras.

O sistema de captação de água da chuva, por exemplo, contribui para o abastecimento da obra sem depender totalmente da rede pública.

Conta de água fica mais econômica

Economizar em gastos sempre é muito bom em uma construção. Com o reuso da água, isso se torna mais do que possível. Os custos finais de uma conta de água podem ser reduzidos em 50%.

O custo da instalação de sistemas de captação de água da chuva não é tão alto, e o retorno acontece em prazos bem curtos. Ao contrário do uso desenfreado de água que impactará na conta no fim da obra, elevando o orçamento e afetando tanto a empresa quanto o cliente.

Quer saber mais sobre sistemas de captação de água da chuva? Então veja este artigo: “Conheça os tipos de cisternas e seus benefícios”.

Menos enchentes
Você sabia que o sistema de captação de águas pluviais ajuda a diminuir as enchentes? É isso mesmo, uma vez que um grande volume de água deixa de escoar pelas ruas, com isso, os sistemas de drenagem são poupados, assim como os córregos, minimizando os riscos de inundações.

Se destaque no mercado
A sustentabilidade na construção civil é uma ótima estratégia para a construtora que quer se destacar no mercado, já que o setor está entre os que envolvem os maiores custos.

Quando se apresenta uma economia, o cliente fica satisfeito e acaba procurando a empresa para execução de outros projetos. A sustentabilidade na construção civil cria uma imagem positiva do negócio.

Reaproveitamento de água na construção civil: veja as melhores estratégias

Para colocar essa prática sustentável em funcionamento, é importante adotar algumas estratégias, começando pela implantação de um sistema de captação de águas pluviais.

É importante desenvolver um sistema com a instalação de calhas e reservatórios que permita o maior aproveitamento do volume de água possível. Este é o momento de pensar de forma eficiente no layout do canteiro para que o sistema seja funcional posteriormente.

Na sequência, é preciso definir onde essa água será utilizada de maneira eficaz. Geralmente, a água da chuva é usada em alojamentos, como nas caixas de descarga dos sanitários. Além disso, o conteúdo também pode ser utilizado na limpeza de equipamentos, dos materiais, dos veículos e até direcionado para o reservatório de incêndio.

Outra funcionalidade que é dada para a água pluvial armazenada é a cura do concreto, ou seja, manter o cimento hidratado. Essa operação é uma das que mais exige água em uma obra.

Portanto, a sustentabilidade na construção civil por meio do reaproveitamento da água é uma medida fundamental para empresas que querem reduzir gastos e, claro, diminuir os impactos no meio ambiente.

Além de reduzir o consumo pela rede pública, a captação de água da chuva ajuda na drenagem e nos córregos das cidades, diminuindo as inundações.

Por fim, uma empresa sustentável, que pensa no futuro de todos e poupa os recursos naturais, acaba se destacando perante os concorrentes.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.