https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Quem é o responsável em caso de tragédias em obras?

Quem é o responsável em caso de tragédias em obras?

Sempre utilizamos este espaço para escrever sobre medidas de segurança para a construção civil, a fim de evitar acidentes e, principalmente, tragédias em obras. Mas, infelizmente, dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil na 4ª colocação do ranking mundial de acidentes fatais de trabalho.

Leia também:  Quais medidas a serem tomadas em casos de acidente fatal em uma obra

Em 2013, segundo o Ministério da Previdência, foram 3.410 mortes em decorrência desse tipo de acidente. Do total, 451 ocorreram na construção, 162 (35% do total) delas por queda de pessoa ou objeto.

Contados os dias do ano trabalhados, são quase duas mortes diariamente. E um óbito a cada 36 horas por queda. Com isso, o risco de um trabalhador morrer na construção civil é mais do que o dobro da média!

Responsabilidade em caso de tragédias em obras

Mesmo com todo o cuidado, uso de EPIs e EPCs e outras medidas de segurança adotadas, os acidentes fatais na construção ainda são uma triste realidade brasileira.

Quando essas tragédias acontecem, geralmente quem responde por elas é o engenheiro responsável técnico da obra, o qual cabe administrar, entre outros, fiscalizações e normas.

Além da perda inestimável de vidas humanas, tragédias em obras podem resultar em ações criminais e no respectivo indiciamento de responsáveis, em autuações e embargos e no consequente atraso do cronograma dos trabalhos.

Soluções Metroform

Para que tragédias em obras não mais se repitam, as soluções Metroform, desenvolvidas com a mais alta tecnologia e obedecendo a rígidos padrões técnicos e de qualidade, mitigam completamente o risco de acidentes na construção civil.

Como um dos principais players do mercado de proteção coletiva do Brasil, nossa missão é garantir segurança, zelar pela vida e pela integridade física dos trabalhadores e reduzir o risco de sua empresa ter prejuízo por conta de acidentes e tragédias em obras.

Lembre-se: além dos equipamentos de segurança, o cumprimento de normas regulamentadoras são fundamentais evitar tragédias em obras. Gostou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Proteção de Cremalheira: Segurança para Obras de Alto Padrão

Introdução A proteção de cremalheira é um dispositivo primordial para a segurança no trabalho em obras verticais, atuando como uma barreira física ao redor...

Sistema de Proteção Contra Quedas Para Construção Civil!

Introdução O sistema de proteção contra quedas para construção civil é um componente crítico na segurança dos trabalhadores em obras. No Brasil, os acidentes...

Proteção de Alvenaria Estrutural: Segurança e Eficiência!

Introdução A proteção de alvenaria estrutural é indispensável para a segurança na construção civil, prevenindo acidentes e salvaguardando vidas. A implementação adequada de sistemas...

Qual o Procedimento de Segurança para Plataforma Elevatória?

Introdução O procedimento de segurança para plataforma elevatória é fundamental para assegurar a integridade dos trabalhadores e evitar acidentes em canteiros de obras e...

Segurança em Plataformas Elevatórias: Prevenindo Acidentes!

Introdução A segurança em plataformas elevatórias é um tema determinante para empresas que realizam trabalhos em altura. Esses equipamentos desempenham um papel fundamental na...

Manutenção de Plataforma Elevatória: Segurança e Eficiência

Introdução A manutenção de plataforma elevatória é determinante para garantir sua segurança e eficiência. Elas são utilizadas para transportar pessoas e cargas verticalmente em...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.