https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Orçamento reduzido: dicas para economizar na construção civil

Seja para começar uma construção do zero ou para reformar, ter em mãos um bom planejamento financeiro é uma medida muito importante para reduzir custos sem afetar a qualidade do empreendimento. Com isso, existem diversas estratégias que, quando aplicadas corretamente, aumentam os lucros, diminuem consideravelmente o custo do projeto e garantem a satisfação do cliente – já que o custo final também é reduzido.

Não conhece nenhuma delas? Continue a leitura e confira dicas especiais para reduzir os gastos de suas obras.

Planeje com critério

O primeiro passo para reduzir os gastos de uma construção é planejar. Colocar no papel informações sobre o tamanho do empreendimento, o que se espera de resultado final, quais serão os materiais utilizados, a quantidade de mão de obra necessária e afins, é a melhor maneira de pesquisar o melhor preço do mercado e também de evitar desperdícios.

Para que este planejamento saia ainda mais preciso, existem diversas ferramentas, software e metodologias para auxiliar no cálculo e também na verificação de tudo que será utilizado. Um bom exemplo disso é o BIM, em que o projeto é feito em 3D e, com isso, é possível visualizar todas as etapas e ferramentas necessárias.

Busque profissionais qualificados e insumos de qualidade

Já ouviu falar naquele ditado que às vezes o barato sai caro? Isso se aplica diretamente ao setor da construção civil. Já dissemos em posts anteriores que o uso de materiais muito baratos, que deixam a desejar no critério de qualidade, gambiarras e improvisos (muitas vezes “criadas” por pessoas que não são capacitadas para trabalhar na área), além de propiciar situações de risco aos trabalhadores, levam também a uma perda na qualidade do empreendimento, reduzindo a sua vida útil.

Desse modo, tomar as decisões certas com profissionais qualificados e avaliar o material mais adequado para o seu tipo de projeto, é essencial para evitar situações de manutenção e até mesmo gastos com indenizações e afins – em casos de acidentes por falta de segurança.

Evite obra parada

Na maioria das vezes, obra parada significa falta de planejamento e falta de precisão na hora de montar o cronograma, além de erros operacionais. Por isso, além de profissionais qualificados para montar o projeto, é indispensável uma comunicação eficiente.

Dentro do canteiro de obras há uma equipe multidisciplinar e, em casos de ruídos na comunicação, erros graves podem surgir, paralisando toda a obra por longos períodos, causando prejuízos irreparáveis ao dono do empreendimento. 

Invista em sustentabilidade

Investir em meios de economizar água e energia é uma forma eficiente de reduzir o custo do empreendimento não só durante a construção, mas também ao longo de sua vida útil. Além disso, existem diversos materiais sustentáveis que auxiliam na economia durante a obra, um bom exemplo disso é o sistema Bubbledeck e o concreto auto adensável que já citamos em blogs anteriores.

É importante frisar que construções ecologicamente corretas são mais valorizadas no mercado e, por esse motivo, investir em sustentabilidade na construção, além de auxiliar na economia durante a etapa da obra, também valoriza o imóvel para a venda.

Buscar meios de economizar é sempre importante para tornar os seus empreendimentos mais rentáveis e lucrativos. Aprenda mais sobre o assunto acompanhando o nosso blog e baixando os nossos materiais gratuitos.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.