Orçamento reduzido: dicas para economizar na construção civil

Seja para começar uma construção do zero ou para reformar, ter em mãos um bom planejamento financeiro é uma medida muito importante para reduzir custos sem afetar a qualidade do empreendimento. Com isso, existem diversas estratégias que, quando aplicadas corretamente, aumentam os lucros, diminuem consideravelmente o custo do projeto e garantem a satisfação do cliente – já que o custo final também é reduzido.

Não conhece nenhuma delas? Continue a leitura e confira dicas especiais para reduzir os gastos de suas obras.

Planeje com critério

O primeiro passo para reduzir os gastos de uma construção é planejar. Colocar no papel informações sobre o tamanho do empreendimento, o que se espera de resultado final, quais serão os materiais utilizados, a quantidade de mão de obra necessária e afins, é a melhor maneira de pesquisar o melhor preço do mercado e também de evitar desperdícios.

Para que este planejamento saia ainda mais preciso, existem diversas ferramentas, software e metodologias para auxiliar no cálculo e também na verificação de tudo que será utilizado. Um bom exemplo disso é o BIM, em que o projeto é feito em 3D e, com isso, é possível visualizar todas as etapas e ferramentas necessárias.

Busque profissionais qualificados e insumos de qualidade

Já ouviu falar naquele ditado que às vezes o barato sai caro? Isso se aplica diretamente ao setor da construção civil. Já dissemos em posts anteriores que o uso de materiais muito baratos, que deixam a desejar no critério de qualidade, gambiarras e improvisos (muitas vezes “criadas” por pessoas que não são capacitadas para trabalhar na área), além de propiciar situações de risco aos trabalhadores, levam também a uma perda na qualidade do empreendimento, reduzindo a sua vida útil.

Desse modo, tomar as decisões certas com profissionais qualificados e avaliar o material mais adequado para o seu tipo de projeto, é essencial para evitar situações de manutenção e até mesmo gastos com indenizações e afins – em casos de acidentes por falta de segurança.

Evite obra parada

Na maioria das vezes, obra parada significa falta de planejamento e falta de precisão na hora de montar o cronograma, além de erros operacionais. Por isso, além de profissionais qualificados para montar o projeto, é indispensável uma comunicação eficiente.

Dentro do canteiro de obras há uma equipe multidisciplinar e, em casos de ruídos na comunicação, erros graves podem surgir, paralisando toda a obra por longos períodos, causando prejuízos irreparáveis ao dono do empreendimento. 

Invista em sustentabilidade

Investir em meios de economizar água e energia é uma forma eficiente de reduzir o custo do empreendimento não só durante a construção, mas também ao longo de sua vida útil. Além disso, existem diversos materiais sustentáveis que auxiliam na economia durante a obra, um bom exemplo disso é o sistema Bubbledeck e o concreto auto adensável que já citamos em blogs anteriores.

É importante frisar que construções ecologicamente corretas são mais valorizadas no mercado e, por esse motivo, investir em sustentabilidade na construção, além de auxiliar na economia durante a etapa da obra, também valoriza o imóvel para a venda.

Buscar meios de economizar é sempre importante para tornar os seus empreendimentos mais rentáveis e lucrativos. Aprenda mais sobre o assunto acompanhando o nosso blog e baixando os nossos materiais gratuitos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Edifícios altos: aspectos e normas fundamentais de segurança

Saiba quais as principais normas de segurança na obra para edificações de um pavimento e conheça EPI’s e equipamentos de proteção coletiva.

Sistemas construtivos: placas cimentícias

Sistemas construtivos a seco são cada vez mais utilizados. Nesse contexto, entram as placas cimentícias. Saiba mais sobre esse material e suas vantagens.

Entenda a importância do conforto térmico estrutural

O conforto térmico é, para além de um conceito sustentável, primordial para a construção de lares que forneçam bem-estar aos seus moradores.

Esquadrias para edificações: eficiência energética na construção civil

Com a sustentabilidade cada vez mais em pauta, a eficiência energética se faz necessária na construção civil. Conheça as esquadrias.

Porque investir em ferramentas digitais na construção

A construção civil também evoluiu e vem incluindo tecnologias na construção. Conheça o tema e a importância de investir em ferramentas digitais.

Impressora 3D transformando a construção civil

Pensar em utilizar impressora 3D na construção pode parecer um pouco distante, do ponto de vista de técnicas empregadas atualmente no setor. Mas saiba...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.

Solicite uma cotação.



Primeiro Nome*
Último Nome*
E-mail*
Telefone*
Função / Cargo*
Empresa*
Mensagem*
Situação de Prospecto
Fonte de Prospecto