Conheça os benefícios que a linha de vida temporária traz para a segurança dos trabalhadores
Hoje falaremos das vantagens da proteção coletiva trazidas pela linha de vida temporária, um dos mais importantes equipamentos na construção civil para quem trabalha em altura.
É importante lembrar que, de acordo com a Norma Regulamentadora 35 (NR 35), esse tipo de atividade é aquele executado acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda.
Sendo uma das maiores causas de acidentes fatais no Brasil e no mundo, as quedas podem ser evitadas com a utilização de alguns equipamentos de proteção coletiva, entre eles a linha de vida temporária.
Uso e segurança
Indicada para todos os tipos de estruturas com pé direito que varia de 2,80m a 3,60m, a linha de vida é formada por um sistema com postes de ancoragem e cabos de aço tensionados de maneira a proteger contra queda os trabalhadores que nela estejam ancorados.
Além das temporárias – aquelas montadas, utilizadas e desmontadas em determinadas fases da obra –, as linhas de vida também podem ser definitivas, ou seja, instaladas no fim da obra para futuras manutenções.
É importante que o projeto tanto de uma quanto de outra seja elaborado por um profissional qualificado. Além de garantir que o equipamento resista ao peso do trabalhador, também é preciso avaliar se há altura suficiente para que este último, caso venha a cair, não chegue até o chão.
O que você precisa saber sobre a linha de vida temporária
A linha de vida deve prever o movimento do trabalhador em toda a sua extensão, permitindo sua movimentação sem a necessidade de desprendê-lo.
Vale lembrar que, durante o processo instalação, manutenção e desmontagem do sistema, os profissionais envolvidos deverão utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos pela construtora, entre eles capacetes, luvas e óculos.
Além disso, são necessárias formação e informação específica para todos os que forem trabalhar em linhas de vida.
O assunto deste post foi a linha de vida temporária. Gostaria que no blog falássemos de algum outro equipamento de proteção coletiva (EPC) e sua respectiva importância? Escreva para nós nos comentários abaixo!