Engana-se quem acredita que na construção civil é só colocar a “mão na massa”. Muito pelo contrário, as atividades no canteiro de obras envolvem planejamentos estruturais e orçamentários, contratações, compra de materiais e vários outros procedimentos. Todo esse trabalho interligado, dependendo de diferentes setores e profissionais de diferentes áreas, faz com que a comunicação efetiva se torne essencial para a boa execução dos processos, garantindo eficiência na entrega final.
Analisando então por este ângulo, a importância de uma boa comunicação na obra está diretamente relacionada ao cumprimento das necessidades e soluções de problemas no prazo estipulado, otimização dos setores, evitando retrabalho ou manutenções futuras, e também com a segurança, algo tão importante no período da construção. Além disso, ela também está ligada ao seu bom relacionamento com o cliente, pois, é a partir dela que você consegue atender todas as expectativas, evitar decepções ou mal-entendidos e garantir satisfação entre ambas partes (construtoras/incorporadoras com seus clientes).
Desse modo, com uma comunicação alinhada com todas as partes envolvidas, você perceberá benefícios como:
- Facilidade de desenvolver o projeto de acordo com as necessidades do cliente
Todo cliente possui suas preferências e exigências ao contratar um serviço. Principalmente na elaboração de projetos, ouvi-lo antes e ver as possibilidades de atender seus pedidos faz com que o projeto final saia como esperado.
Além disso, com essa comunicação, além de facilitar na hora do planejamento como um todo, também ajuda você a saber se há algum aspecto importante para ele, como o fator da sustentabilidade, uso de algum material, etc.
- Montagem da equipe ideal
Com esse alinhamento para a formulação dos projetos, identificando todas as preferências do seu cliente, fica muito mais fácil de montar a equipe, pois você já sabe como deverá ficar a construção final e, assim, sabe quais são os melhores profissionais para trabalhar nessa obra.
- Alinhamento de expectativas
Com uma boa comunicação, além da facilidade de elaborar os projetos e contratar a equipe ideal, você também consegue alinhar todas as expectativas de seu cliente com as possibilidades reais do projeto. Afinal, muitas vezes, ele imagina um produto final, no entanto, o terreno, seu orçamento ou outros fatores não permitem a execução do projeto exatamente como ele deseja. Desse modo, com esse diálogo, vocês em conjunto alinham desejos e necessidades com as atuais condições estruturais e orçamentárias e, assim, evitam frustrações de ambas as partes.
- Eficiência e segurança na execução da obra
Para além da boa comunicação com seu cliente, é ainda mais importante estabelecer uma comunicação eficaz com seus colaboradores, que são os maiores envolvidos na construção. Além de ser o melhor método para acompanhar o andamento da obra, essa é uma das melhores maneiras de prevenir acidentes, instruindo-os a respeito dos riscos envolvidos nas tarefas e também falando sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção.
A segurança no canteiro de obras é de interesse de todos, pois, além da produtividade, garante que a obra seja entregue no prazo. Por isso, é importante conscientizar os colaboradores e estimular a prevenção de acidentes. Realizar reuniões e manter uma boa comunicação com os funcionários são ótimas maneiras de conhecer suas dificuldades, necessidades, mapear os riscos existentes e, assim, neutralizá-los.
A qualidade da sua obra depende da boa comunicação entre todas as partes envolvidas no projeto, seja clientes, colaboradores ou outros profissionais. Apenas entendendo a importância da comunicação eficaz será possível identificar possíveis melhorias, prevenir acidentes e garantir que tudo seja entregue conforme o planejado. Identifique os pontos que precisam ser otimizados em sua comunicação e garanta eficiência na gestão de seus empreendimentos.