Conheça o sistema de segurança em rede tipo V

A construção civil é um setor que requer muita atenção às medidas de segurança. Os números chamam a atenção e indicam a necessidade de um planejamento bastante diligente antes de se iniciar uma obra. A boa notícia é que há recursos simples e muito eficientes para evitar acidentes no canteiro de obras. O sistema de segurança tipo V é um deles.

Composto por uma rede com corda perimetral presa a suportes em forca, o sistema de segurança tipo V é projetado para trabalhar na vertical, formando um “L” invertido. Desta forma, o equipamento é capaz de absorver o impacto de pessoas ou materiais da construção que venham a cair.

O equipamento costuma ser instalado durante a execução de estruturas de concreto. Entre as atribuições principais do sistema de segurança tipo V estão suportar o peso de uma pessoa com coeficiente de segurança suficiente.

Como consegue reter quedas de material, a rede protege não apenas os trabalhadores, mas também os pedestres que circulam nas proximidades da obra.

Portanto, se você quer garantir a segurança na sua obra, você deve procurar redes normatizadas, e para tanto é necessário observar algumas características imprescindíveis na hora de escolher seu sistema de redes.

Conforme NR18 e norma EN 1263-1, redes de segurança para construção civil devem possuir uma etiqueta permanente que apresente os seguintes itens:

  1. Nome ou logotipo do fabricante
  2. A capacidade mínima de absorção de energia da malha é de 2,3 kJ
  3. Selo do órgão certificador independente
  4. Designação correta, conforme a norma EN 1263-1
  5. Número de identificação
  6. Data de fabricação e validade

Lembre-se: as entidades de certificação indicam que as redes de segurança tem validade de apenas um ano à partir de sua data de fabricação. Após esse período, é preciso garantir a integridade dos sistemas por meio de novos ensaios de acordo com as normas EN 1263-1, 1263-2 e ISO 2307.

Também é importante reforçar a importância de armazenar o equipamento em local apropriado, seco e acondicionadas em recipientes adequados, assim como manter vistorias diárias, por profissionais capacitados, para garantir a integridade e limpeza de seus elementos, estruturas das forcas, pontos de fixação e encunhamento.

Requisitos da Rede de Segurança

As redes de segurança devem possuir malha quadrada máxima de 60×60 mm(M60) e energia de absorção mínima de 2,3kJ.

Já o suporte metálico tipo forca, precisa ser confeccionado em tubo de aço estrutural normatizado pela ABNT, além de possuir dimensões mínimas de 8,0 m no montante e 2,5 m no braço, com seção mínima de 60x60x3 mm.

Paras as cordas perimetral e de sustentação, é necessário que as redes tenham resistência de ruptura mínima à tração de 30 kN. Já nas cordas de união, que unem as redes entre si a cada 50 cm, a resistência mínima de ruptura à tração deve ser de 7,5 kN.

Todas as cordas devem atender às normas ISO 2307 e EN 1263-1 e serem certificadas pelo fabricante.

O sistema de rede de proteção certificada tipo V é muito eficaz para a prevenção de quedas em diferentes níveis, mas é muito importante uma instalação correta. Uma boa absorção de impactos, no entanto, depende diretamente da colocação, que deve obedecer às normas de segurança da ABNT NBR 16046.

Mas, antes de solicitar quaisquer materiais para a montagem do sistema de redes do tipo “V”, é necessário realizar um estudo preliminar sobre questões estruturais e arquitetônicas. Com os estudos em mãos, é possível entender quais são as necessidades da obra, quais soluções de proteção coletiva pode ser levadas em consideração e quais as , as dimensões corretas para a largura e comprimento das redes, altura dos montantes das forcas e comprimento dos seus braços.

É por essa razão que é importante poder contar com uma empresa especializada para reduzir custos do projeto e garantir a segurança na sua obra.

Sua empresa utiliza o sistema de segurança tipo V durante a execução da obra? Qual a sua impressão sobre as vantagens e segurança? Compartilhe connosco!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

A importância do treinamento no uso de EPC

Para garantir uma maior segurança e para manter elevada a produtividade da obra, o uso de EPC se faz essencial, mas necessita de treinamento.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.