Concreto submerso: a arte de construir embaixo d’água

Concreto Submerso

Para iniciar este texto, é essencial entender o que é o concreto submerso. Trata-se de uma solução para as obras que necessitam ser executadas de forma parcial ou total dentro da água, seja ela doce ou salgada. Pontes e barragens são ótimos exemplos de concretos submersos.

Como estes projetos envolvem água, alguns cuidados devem ser tomados durante a obra, como a análise dos solos com sondagens. Em algumas situações, é essencial que profissionais de mergulho acompanhem o processo, auxiliando nas etapas e garantindo maior segurança contra vazamentos ou contaminação da água, que pode acabar gerando um impacto ambiental.

Quem trabalha na área de engenharia já possui uma necessária noção de que concretos submersos para estruturas em contato com água requerem um cuidado técnico mais elevado, com durabilidade maior e máxima resistência.

Em certos locais, o contato da estrutura com a água é tão direto que requer um cuidado técnico maior. Para garantir a viabilidade da construção, assim como a durabilidade em longo prazo, o material utilizado deve apresentar elevada resistência. Mesmo sofrendo agressões e ataques químicos e físicos, o concreto submerso precisa manter perfeitamente as suas propriedades.

As características do concreto submerso

Quando se analisa um solo submerso por meio de sondagens, é primordial e necessário fazer algumas avaliações que dirão qual concreto será o mais adequado para o uso. Então são analisadas sua trabalhabilidade e sua consistência ainda no estado plástico. Esse ensaio é chamado de ‘abatimento do concreto’.

Sabemos que quando se trata de ambiente marinho, a classificação destes locais é de agressividade máxima (nível IV). Por isso, o concreto submerso utilizado neste tipo de construção não pode se misturar ao solo, pois é possível causar um ataque químico e prejudicar o ambiente. Então a indicação é que se tenha coesão dos grãos para não permitir que, ao contato com a água, o material se disperse.

A indicação nestes casos é o uso de cimentos que sejam resistentes a sulfato. O material vem com a indicação “RS” na nomenclatura técnica. Alguns exemplos:

– CPV ARI RS

– CP III 40 RS

Para as situações de obras submersas, é indicada a especificação de alta quantidade de materiais finos, como metacaulim, areia fina, sílica ativa ou filer calcário. É importante e indicado, também, que seja auto adensável, pois já tem um alto teor de finos e ainda soma-se aos aditivos superplastificantes.

Métodos de execução

Tremonha: é um método de concretagem submersa com auxílio de uma tubulação, que é a tremonha. Ele tem um formato de pirâmide invertida que leva o concreto até a parte inferior da forma, preenchendo de baixo para cima até transbordar. O material pode ser metálico ou até mesmo de madeira. O primeiro, metálico, vira parte da estrutura, já o de madeira pode ser retirado depois da estrutura finalizada.

Injetada: neste método, as formas recebem britas e ferragens, logo é injetada a nata de cimento por pressão nos espaços. Ela é, geralmente, aproveitada também para reparo ou até mesmo na recuperação das estacas que, por ação do movimento das águas ou da salinidade, ficam prejudicadas.

Cuidados

É importante ter muitos cuidados com as construções com concreto submerso. Vamos dar algumas dicas para evitar problemas:

  1. Faça sempre a análise deste solo submerso.
  2. O concreto lançado por tremonha deve ter um alto nível de plasticidade e ser auto adensável, com fator água-cimento (a/c) menor ou igual a 0,45.
  3. Não deixe de fazer acompanhamentos com mergulhadores para maior segurança.
  4. Tenha sempre o cuidado com o controle de tempo na hora de injetar e lançar o concreto submerso.

Escolher fornecedores

Por ser uma obra bastante complexa, é extremamente essencial que o fornecedor tenha qualidade e comprometimento, oferecendo produtos para as estruturas de fundação estabilizada que não tenham necessidade do uso da lama bentolínica para execução de tubulões em locais abaixo da linha d’água, além de reparos subaquáticos em barragens e pilares de pontes. Com isso, se evita danos tanto à obra quanto ao meio ambiente.

Utilização

É possível construir barragens, estruturas ou muros de contenção, quebra-mares, pilares de pontes, obras emergenciais contra enchente, entre tantas outras coisas por meio de processos como paredes diafragmas, pré-packed e tremonha.

Esse tipo de concreto também é usado em reparos subaquáticos, como pontes ou piscinas.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Conheça os cuidados indispensáveis para uma boa gestão de obras

A falta de material, equipamento ou recurso é sinônimo de prejuízo para um projeto de construção, afinal, esses contratempos resultam em atrasos e consequentemente...

Como a queda da Selic pode impulsionar a construção civil

O futuro da construção civil e do mercado imobiliário é mais do que promissor, e as expectativas são excelentes a curto prazo: é esperada...

Como aumentar a produtividade na obra

A baixa produtividade na obra é ocasionada por uma série de fatores, em especial a escassez de mão de obra qualificada – intensificada por...

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.