https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O uso de celular na construção civil e seus riscos

O uso de celular na construção civil e seus riscos

Você sabia que a utilização do telefone celular na construção civil pode trazer uma série de riscos à segurança dos trabalhadores e de terceiros?

Assim como no trânsito, os aparelhos eletrônicos são perigosos justamente por desviar a atenção de quem os manuseia e podem, assim, causar graves acidentes.

Em tempos onde o telefone celular é mais comum e útil na vida das pessoas, é preciso, contudo, pensar cada vez mais coletivamente, para a sua própria segurança e a dos demais.

Regulamentação do uso do celular na construção civil

Seconci-SP (Serviço Social da Construção) elaborou, no ano passado, um modelo de regulamentaçãopara ajudar as empresas da construção a lidar com o uso de celulares e similares por seus trabalhadores.

Como regra geral, é proibido manter ligados quaisquer dispositivos eletrônicos durante o horário de trabalho, “nas áreas de risco definidas pela empresa”.

Exceções

trabalhador da construção civil, ainda de acordo com o manual do Seconci-SP, só poderá utilizar o telefone celular para ligações/chamadas de emergência, contanto que siga as seguintes instruções:

  • Interromper a atividade;
  • Informar o superior imediato ou, na ausência deste, um colega de trabalho mais próximo;
  • Ir para a área segura reservada e devidamente sinalizada pela empresa.

Diz o modelo de regulamentação, ainda, que as áreas de vivência definidas pela empresa “são adequadas para esta finalidade”.

E, também, que “os profissionais que utilizam os recursos de acesso à internet, chamadas de voz e texto, para o desempenho de suas atividades (…) serão definidos pela empresa, tomando os devidos cuidados relacionados à segurança do trabalho”.

Campanhas educativas

O Seconci-SP orienta, ainda, que as empresas da construção civil façam campanhas educativas, através da fixação de avisos e/ou cartazes, sobre o uso seguro do telefone celular e demais aparelhos eletrônicos nas obras.

Com algumas regras básicas, o canteiro pode ficar ainda mais seguro, a fim de preservar a segurança de todos os envolvidos e evitar acidentes de trabalho.

E você, tem mais dicas sobre o uso de telefones celulares na construção civil? Dê sua opinião nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.