O que é alvenaria estrutural?

Aeroporto de Guarulhos

Um dos mais antigos sistemas da construção civil do mundo, a alvenaria estrutural é responsável por garantir o isolamento e a sustentação de toda a edificação. Geralmente realizada com blocos de concreto, é a estrutura central para a estabilidade da construção.

Leia também:  O que é a proteção de alvenaria estrutural da Metroform e como funciona

Por ser uma estrutura que torna a obra mais rápida e barata, ela continua sendo bastante utilizada, principalmente em condomínios, sobrados e conjuntos comerciais.

As diferenças entre alvenaria comum e alvenaria estrutural

Na alvenaria comum (convencional), sua função básica é a vedação ou fechamento, separando ambientes e fachada. É estruturada com concreto armado, que, junto com a vedação, torna a estrutura mais flexível.

No entanto, essa flexibilidade está vulnerável a gambiarras e outros improvisos. Além disso, esse tipo de estrutura gera bastante entulho, em razão da constante quebra de blocos do sistema.

Além de prejuízo ambiental, há uma desvantagem econômica.

Já a alvenaria estrutural tem por objetivo substituir os dois principais sistemas de construção: a estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria. Por isso, exige planejamento e profissionais qualificados.

Por conta disso, qualquer mudança na obra desse tipo de estrutura deve ser prevista na fase de projeto e bem coordenada durante a execução.

Vantagens e desvantagens da alvenaria estrutural

Na alvenaria estrutural, as paredes, feitas por blocos de concreto, nunca devem ser removidas. Nesse tipo de sistema, são elas que, além de estruturar a construção, vedam a casa e suportam, entre outros, o peso das próprias paredes, da laje e da cobertura.

A principal vantagem da alvenaria estrutural é a econômica. Além de tornar a obra mais rápida e mais barata, há a facilidade no treinamento de mão de obra.

Em contrapartida, a desvantagem diz respeito à arquitetura e o design do local, que ficam restringidos pelo tamanho e forma dos blocos estruturais.

Hoje falamos sobre alvenaria estrutural e suas principais vantagens e desvantagens. Ficou alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é jardim vertical? Conheça as vantagens dessa técnica

O jardim vertical agrega beleza e sustentabilidade, integrando a natureza a edificações. Saiba mais sobre essa técnica no artigo completo!

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.