A necessidade do elevador na construção e seus riscos

Os elevadores tornaram-se item essencial dentro do canteiro de obras, principalmente nos grandes empreendimentos em que é muito importante uma maior facilidade na movimentação dos trabalhadores e também no transporte dos materiais e instrumentos para a construção. Os benefícios de usar o recurso são perceptíveis: maior produtividade, otimização do tempo e melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores.

Todavia, o uso dos elevadores como ferramenta de trabalho merece atenção e cuidados de todos os envolvidos no ambiente laboral. Já sabemos que os fatores de risco devem ser evitados ao máximo e, para que isso aconteça de maneira correta, é primordial que as NRs e NBRs sejam obedecidas em todas as etapas da construção civil.

No que envolve as premissas para a utilização e instalação de elevadores, as Normas Regulamentadoras (NR) e as Normas Brasileiras (NBR) a serem seguidas são: NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, NR-35 – Trabalho em Altura e NBR-16.200 – Instalações de elevadores de canteiros de obras para pessoas e materiais. E caso não sejam cumpridas como o estabelecido podem apresentar alguns riscos graves, como: choques elétricos, quedas de materiais ou de pessoas.

Como os casos de acidentes são muito ocorrentes e envolvem a falta do uso correto, ausência de sinalizadores ou instalações mal executadas dos instrumentos de segurança no poço ou nos próprios elevadores do canteiro de obras, é essencial que a construtora ou o solicitante do serviço conheça as medidas preventivas e, consequentemente, providencie todos os equipamentos de segurança.

OS CUIDADOS A SEREM TOMADOS NO CANTEIRO DE OBRAS

  • Sobre os equipamentos de segurança:

No que envolve os elevadores definitivos que serão usados pelos moradores e afins, a proteção para o poço de elevador durante a etapa de construção do edifício torna-se item indispensável para evitar quedas acidentais de trabalhadores e demais envolvidos na obra.

Já para os elevadores do tipo cremalheira (instalados na parte e externa da torre) utilizados durante a fase de levantamento da obra para maior facilidade de locomoção de colaboradores e materiais, a proteção para cremalheira não deve ser deixada de lado, pois é ela que garante a proteção de todos e evita quedas acidentais. Outro fator importante relacionado a este tipo de elevador é durante o seu uso, onde a carga estabelecida pelo fabricante jamais deverá ser ultrapassada. Além disso, botoeiras, rampas de acesso, alçapão, para-choque, freio-motor, também serão elementos indispensáveis durante o uso.

  • Atitudes preventivas:

Para o uso e movimentação correta dos elevadores, existem algumas medidas que auxiliam na prevenção de acidentes. Desse modo, engenheiros, técnicos em segurança do trabalho e/ou outros responsáveis pela segurança na obra deverão:

Durante o ato de instalação, o profissional deverá verificar se a empresa possui autorização para o oferecimento desse tipo de serviço;

Após a instalação correta, é preciso que os equipamentos de segurança sejam instalados de forma correta e que haja a verificação de um profissional habilitado.

Depois dos dois passos, é essencial que todos os chefes da obra estabeleçam uma rotina de manutenção e verificação do elevador, avaliando todos os dias se o mesmo está funcionando em perfeitas condições e se os equipamentos de segurança estão bem colocados e funcionando corretamente.

Além de seguir as Normas e manter o cuidado ao uso do equipamento, também é essencial que seja verificado a qualidade do material tanto do elevador quanto dos equipamentos de segurança. Por isso, é muito importante a preferência por empresas especializadas com equipamentos de qualidade devidamente testados. Dúvidas de onde encontrar? Acesse o site da Metroform e confira todos os equipamentos de segurança necessários para sua obra!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Segurança do trabalho na construção civil: os pontos importantes

Manter a integridade física dos trabalhadores é fundamental no canteiro de obras. Entenda sobre a segurança do trabalho na construção civil.

Combate ao incêndio na construção civil

Medidas de combate ao incêndio devem fazer parte da cultura de segurança na construção civil, porque é um tipo de incidente que pode acontecer...

A necessidade de instaurar a cultura da segurança na construção civil

Garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores é primordial, e implantar a cultura da segurança na construção civil é uma prática fundamental para...

O que realmente mudou com o fim da PCMAT na construção civil?

Com a nova redação da Norma Regulamentadora nº 18 que trata da Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção a PCMAT (Programa...

O profissional de segurança do trabalho na construção civil

A segurança do trabalho na construção civil é uma das preocupações de quem está diariamente em um canteiro de obras, e não é por...

Tipos de acidente típico e acidente de trajeto e como evitá-los

Os acidentes de trabalho estão entre as principais preocupações de uma construtora, principalmente por conta do segmento de construção civil figurar entre os que...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.