A transformação estimulada pela tecnologia vai muito além do universo de aparelhos eletrônicos que fazem parte do nosso dia a dia. Cada vez mais engenheiros e arquitetos têm se beneficiado de inovações na construção civil que contribuem para o desenvolvimento de projetos até a execução no canteiro de obras.
A inteligência artificial está cada vez mais presente no setor para tornar os processos mais ágeis e realizar projetos inovadores que vão transformar o setor imobiliário. A computação gráfica, robótica, drones e realidade virtual são algumas das ferramentas que serão ainda mais utilizadas com o objetivo de facilitar a vida dos profissionais da construção civil, bem como agilizar as entregas, afinal, tempo é dinheiro.
As inovações na construção civil são aplicadas desde o planejamento de um projeto até o assentamento dos tijolos, trazendo mais conforto, agilidade e segurança. Situação que eleva o nível do mercado e exige das empresas do setor que se adaptem ao novo que, no fim das contas, agregará ainda mais valor ao negócio.
Entenda a importância das inovações na construção civil
É fato que as inovações na construção civil otimizam o tempo e aceleram a entrega dos projetos, mas mais do que isso, elas validam as atividades de produção, viabilizam o projeto, calculam o emprego de materiais e novos processos, contribuindo, inclusive, na redução do desperdício.
Desta forma, o projeto será desenvolvido com custo reduzido, de forma rápida e sem perder a qualidade. Sem falar na segurança que as tecnologias proporcionam para as pessoas envolvidas no projeto, uma vez que podem oferecer melhores condições de trabalho e ferramentas que facilitam a rotina diária.
O uso das inovações na construção civil pode, inclusive, ser a diferença entre projetos que foram bem ou mal sucedidos. Um estudo feito pela Escola de Administração da Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostrou que mais de 90% dos projetos de infraestrutura no mundo terminam atrasados ou com o orçamento extrapolado.
Ao investir em tecnologias sua empresa estará:
- Economizando em despesas
- Otimizando as entregas
- Reduzindo erros
- Integrando os públicos envolvidos
- Demonstrando transparência no projeto
Falamos mais sobre o assunto neste artigo: “Porque investir em ferramentas digitais na construção”
A seguir vamos listar as cinco inovações na construção civil que estarão cada vez mais presentes no cotidiano de projetos e canteiros de obras.
- BIM (Building Information Modeling)
O BIM é conhecido em português como o Modelo de Informação na Construção. Trata-se de um sistema de criação de modelos virtuais das obras. Esta tecnologia é ótima para quem atua tanto no ramo da construção civil quanto na arquitetura.
Essa inovação permite a reunião de informações técnicas da edição em 3D, do desenho do projeto ao gerenciamento da construção. Ou seja, é uma possibilidade de diferentes profissionais contribuírem com as etapas da obra, permitindo que seja feita edição em tempo real. Além disso, a ferramenta antecipa erros para que sejam definidas soluções o quanto antes.
A ferramenta também permite o cálculo de investimento de material que será necessário em cada etapa da obra, o que contribui para realização de orçamentos mais certeiros.
- Drones
Na construção civil o uso de drones já é uma realidade. A captação de imagens aéreas de diversos ângulos permite que o profissional tenha uma noção muito próxima do real sobre a obra, o que contribui para a otimização do projeto.
Dentre os benefícios do uso desta inovação está o mapeamento da área construída, a garantia da segurança, identificando falhas e erros com antecedência, o acompanhamento do progresso da obra, o monitoramento dos operários em tempo real e a facilidade na realização de inspeções e análises estruturais.
- Impressora 3D
Essa inovação cria objetos físicos tridimensionais, camada por camada, a partir da projeção digital desse mesmo objeto.
Na construção civil é possível imprimir vigas, paredes e pilares por meio de cartuchos de cimento. Esta ferramenta permite liberdade na criação de projetos que podem ser personalizados.
No Brasil, o uso da impressora 3D ainda é pequeno, com aplicação mais voltada à prototipagem de maquetes arquitetônicas e estruturais.
- Tinta solares
Já imaginou uma obra receber a pintura com uma tinta orgânica capaz de captar a energia solar? O instituto de pesquisa mineiro CSEM Brasil (Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia) já produziu essa tecnologia.
A tinta fotovoltaica é impressa em uma fita de polímeros e plástico, podendo ser instalada em fachadas de edificações ou vidros. A ideia dessa inovação é tornar edifícios, telhados e portões fontes de produção e captação de energia limpa.
- Bioconcreto
Outra inovação na construção civil é o bioconcreto – material desenvolvido por pesquisadores da Holanda, que fecha a sua própria rachadura.
Formado por uma superbactéria, que é adicionada ao concreto e ativada por meio de água e oxigênio, o material entra em ação quando a edificação começa a rachar, uma vez que as bactérias são ativadas e liberam calcário para preencher a fissura. O ponto negativo desta inovação ainda é o custo. Ele é superior ao concreto comum.
Falamos mais sobre essa tecnologia no artigo: “Chega de rachaduras: conheça as vantagens do bioconcreto.”
O uso da inovação a favor da segurança no trabalho
As ferramentas tecnológicas também são fortes aliadas quando o assunto é a segurança no trabalho. A Metroform – principal player do mercado de proteção coletiva do Brasil, atuando principalmente na disponibilização de sistemas de proteção coletiva, escoramento e travamento metálico, faz uso da tecnologia a favor da evolução da segurança no trabalho na construção civil.
São mais de 18 anos no mercado desenvolvendo projetos em mais de 19 estados, com mais de 2,5 mil contratos fechados.
Todas as proteções desenvolvidas passam por diversos ensaios através de software de engenharia específico para avaliação de possíveis deformações, pontos de ruptura, ciclo de vida e otimização de material.
Os testes seguem a Norma Regulamentadora, a NR-18, para garantir a segurança e a qualidade que são as marcas da Metroform. Nesse sentido, já são mais de 10 patentes depositadas, o que mostra a credibilidade e o comprometimento em cada solução desenvolvida, tanto que é uma empresa reconhecida pelos principais órgãos fiscalizadores.
A Metroform entende que a segurança no canteiro de obras evita doenças ocupacionais e acidente de trabalho, mas também torna a obra mais produtiva e consequentemente mais lucrativa.
Quer conhecer mais sobre a Metroform e suas soluções em proteção coletiva? Então acesse o site.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.