Na construção civil, o processo de carga e descarga de caminhão é bastante rotineiro, já que durante todo o projeto acontecem muitas entregas de materiais e equipamentos que serão utilizados no canteiro de obras.
Embora seja um processo bastante comum, não significa que pode ser feito de qualquer jeito, inclusive, existe uma Norma Regulamentadora que determina regras para o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas – trata-se da NR-11, que vamos falar um pouco a seguir.
O que diz a NR-11 sobre carga e descarga de caminhão?
A Norma Regulamentadora 11 tem como objetivo estabelecer regras de segurança para o manuseio, movimentação, armazenagem e transporte de cargas. Tudo isso a fim de proteger os colaboradores em relação a danos e acidentes de trabalho.
As normas foram criadas justamente para serem seguidas, caso contrário, o colaborador fica exposto a sofrer fraturas, contusões, quedas, atropelamentos e até acidentes fatais. Além disso, a empresa responsável terá de lidar com multas e, em alguns casos, até com a interdição do negócio.
A NR-11 é indicada para empresas de depósito, almoxarifados, centros de armazenagens de cargas, centros de distribuição e também para canteiros de obra.
Tão importante quanto a norma acima, a NR-35 determina que toda atividade realizada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda, necessita de um sistema de proteção. A maioria das atividades de carga e descarga de caminhão no Brasil se enquadra nesta atividade com risco de queda.
Conheça os equipamentos de segurança necessários para a atividade
Todos os trabalhadores que exercem funções de carga e descarga de caminhão devem realizar exames médicos e laboratoriais regulares, além disso, as empresas precisam garantir o fornecimento de equipamentos de segurança, principalmente a atividade que envolve risco de queda.
Desta forma, para a execução da atividade será necessário o uso de equipamentos de proteção individual como capacetes, botas, entre outros, até equipamentos de proteção coletiva. É fundamental que todos os itens estejam em boas condições de uso, dentro do prazo de validade e com certificação.
Linha de vida para caminhão
Um dos equipamentos de proteção desenvolvido pela Metroform – empresa que atua no mercado de segurança coletiva há quase duas décadas, se tornando uma das maiores referências no setor, é a Proteção de Linha de Vida para Caminhão.
O sistema foi desenvolvido para garantir a segurança em operações de carga, descarga e enlonamento sem reduzir a eficiência da operação, uma vez que o usuário fica conectado durante todo o trabalho.
Este sistema pode ser usado por qualquer pessoa com treinamento básico de trabalho em altura, e não exige preparações complexas antes do uso. O Trava-Quedas retrátil é fixado junto ao braço lança.
A Proteção de Linha de Vida para Caminhão atende pé-direito entre 2,69 a 3,40 metros, e pode ser utilizada para edifícios residenciais e comerciais.
Os nossos equipamentos são testados em nossos laboratórios e atendem às novas exigências da NR-18. Além disso, são soluções práticas e de fácil manuseio que vão garantir segurança total e aumentar a produtividade em todas as etapas da sua obra.
Prevenção é um dos desafios no mercado de construção civil brasileiro
A falta de prevenção figura entre os principais motivos que desencadeiam os acidentes no trabalho. No mercado brasileiro faltam medidas de segurança e proteção coletiva em muitos segmentos, além de políticas de prevenção que não são eficientes.
Com isso, os brasileiros acabam tendo dificuldade de assimilar a importância da prevenção, fazendo com que o país não deixe de ocupar o posto de grande responsável por acidentes de trabalho.
O Brasil ocupa a segunda posição em mortalidade por acidentes de trabalho, justamente pela não preocupação de prevenir em atividades que são consideradas de riscos. Nós falamos um pouco mais sobre isso no artigo: Brasil figura 2º lugar em mortalidade por acidentes de trabalho.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.