https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Cuidados na hora de contratar um varal de segurança

Cuidados na hora de contratar um varal de segurança

No momento de escolher um varal de segurança do tipo linha de vida, é necessário ter atenção e tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas!

O blog comentou em postagens passadas quais as diferenças entre a linha de vida temporária e a permanente e as principais vantagens do primeiro tipo de equipamento. Agora, falaremos dos cuidados na hora de contratar um varal de segurança do tipo linha de vida.

Importante item de proteção coletiva, a linha de vida provisória (linha de ancoragem) deve ser utilizada temporariamente em atividades em altura, entre as quais escavações e trabalhos em fachadas.

Uma das maiores causas de acidentes fatais no Brasil e no mundo, as quedas de altura podem ser evitadas com a utilização da linha de vida e alguns outros equipamentos de proteção coletiva (EPCs).

Principais cuidados ao contratar um varal de segurança

O uso do varal de segurança requer alguns cuidados desde a sua escolha. Primeiramente, o equipamento deve ter tanto a certificação do fabricante quanto a da empresa responsável pela sua instalação.

Depois, o local onde ela ficará deve ser cuidadosamente estudado, assim como toda a possível movimentação do trabalhador prevista na atividade em altura. Na obra, o trabalhador deverá ser ancorado por dois diferentes pontos, os quais variam de acordo com o suporte.

Quanto ao ponto de ancoragem, diz a Norma Regulamentadora 35 (NR 35) que devem ser tomadas as seguintes providências:

  1. Ser selecionado por profissional legalmente habilitado;
  2. Ter resistência para suportar a carga máxima aplicável;
  3. Ser inspecionado quanto à integridade antes da sua utilização.

Avisos importantes

Ao utilizar um varal de segurança, o trabalhador ainda deve ser informado pela empresa responsável, entre outros pontos, sobre a quantidade máxima de funcionários da construção que podem estar conectados ao mesmo equipamento.

Além disso, os operários precisam ter a formação e a informação necessárias sobre o varal de segurança do tipo linha de vida.

Lembremos, ainda, que os trabalhadores ancorados às linhas de vida também devem fazer uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para atividades em altura.

Hoje o assunto foram os cuidados na hora de contratar um varal de segurança. Há algum outro assunto que você gostaria de ver no blog? Escreva para nós nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

A importância do treinamento no uso de EPC

Para garantir uma maior segurança e para manter elevada a produtividade da obra, o uso de EPC se faz essencial, mas necessita de treinamento.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.