Garantir a segurança em um canteiro de obras, seja do trabalhador da construção civil ou de terceiros que trafegam pelo entorno, é uma questão que não se discute. Afinal, além de ser um convite para acidentes, não utilizar medidas de proteção vão contra as normas reguladoras do setor e gera multas elevadas.
Por isso, alugar Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), como sinalizadores, redes de segurança, bandejas e proteção para poço de elevador, é a melhor opção para quem quer estar em conformidade com a lei e ainda ter menor pressão no fluxo de caixa.
Garantia de conformidade
Quando você aluga equipamentos de uma empresa séria e especializada em EPC, há garantia de que eles seguem as normas de segurança nacionais e internacionais, e seus equipamentos são feitos com os materiais adequados, que atendem ao modelo construtivo em concordância com a NR 18. Ou seja, é preciso se preocupar com inconformidades ou despender mais recursos de pessoal e financeiro para adaptação ou montagem.
Economia e redução de custos
Equipamentos alugados são cobrados sob demanda e no ritmo da obra, gerando economia e aumentando o fôlego do seu fluxo de caixa. Optar pela locação também reduz custos com desmontagem, manutenção, armazenamento, e, principalmente com os esforços de planejamento do projeto de alocação, que ficam a cargo do fornecedor, que possui engenheiros especializados, e que serão responsável por acidentes oriundos de falhas do equipamento.
Bom estado de qualidade
Alugar EPCs também é uma forma de garantir sempre trabalhar com equipamentos em bom estado de qualidade e muito mais seguros. Isso porque equipamentos de propriedade individual muitas vezes permanecem guardados por longos períodos, sem uso e sem manutenção, o que pode comprometer a sua estrutura e funcionalidade, assim como a segurança do trabalhador.
Investimento, não custo
Utilizar equipamentos de segurança na sua obra nunca pode ser entendido como custos, mas sim um investimento. Veja bem: em termos econômicos, a diminuição do número de acidentes em um canteiro de obras promove a redução de gastos com seguros e auxílios e com contratações e treinamentos de novos profissionais.
Além disso, não investir em EPCs ainda pode gerar outros custos para a construtora, como pesadas multas e paralisação da obra por órgãos fiscalizadores. Quando o assunto é segurança, é melhor não arriscar. Só assim você protege os funcionários da obra e ainda garante a saúde financeira da sua construtora.
Quer saber mais sobre soluções de proteção coletiva para as suas obras? Nossa equipe de engenharia pode tirar as suas dúvidas. Fale com a gente!
new RDStationForms(‘2499_fc_glossario_do_engenheiro_civil_ebook_df070219-f3f486f397ae37eb72cd-html’, ‘UA-6256411-1’).createForm();