NR-18: O que é Proteção de Periferia?

Um empreendimento de qualidade deve seguir à risca algumas diretrizes obrigatórias estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). As Normas Regulamentadoras (NR) tratam de procedimentos técnicos referentes à segurança no trabalho para garantir a segurança dos operários. A NR-18 é uma das principais regras da construção civil, estabelecendo as condições e a gestão dos canteiros de obra. Ela trata de medidas de proteção contra queda em alturas. Entre as diretrizes está a proteção de periferia.

Proteção de Periferia é um termo designado para o conjunto de equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), que garante a segurança de operários e evita a queda em trabalhos executados em altura nos canteiros de obras.

A regra estabelece que, na periferia da edificação, seja instalada a proteção do tipo guarda-corpo, contra quedas de trabalhadores e a projeção de materiais, a partir do início dos serviços de concretagem da primeira laje. Com anteparos rígidos, o protetor de periferia deve ser usado também no fosso dos elevadores, nas escadas, entre lajes a serem concretadas e as já concretadas.

O perímetro da construção deve ser fechado com tela a partir da plataforma principal. A tela funciona como uma barreira protetora contra projeção de materiais e ferramentas e deve ser instalada entre as extremidades de duas plataformas de proteção consecutivas, só podendo ser retirada quando a vedação da periferia estiver concluída, ou seja, quando as paredes formarem uma barreira contra o risco de quedas.

As plataformas devem ser mantidas sem sobrecarga que prejudique a estabilidade de sua estrutura. Mas, como cada etapa de uma construção envolve riscos diferentes, é preciso estar atento aos diversos métodos de proteção coletiva para evitar quedas e problemas com a fiscalização.

A proteção de periferia é indispensável nas suas construções? Já conseguiu evitar acidentes ao utilizá-la? Conte para a gente.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Normas técnicas para construções sustentáveis

Sustentabilidade é um termo cada vez mais presente. Significa toda e qualquer ação que visa suprir as necessidades do ser humano sem comprometer o...

NR-28: conheça as principais penalidades

Conheça mais sobre a NR-28, que trata da fiscalização e das penalidades que podem ser aplicadas ao não cumprimento das demais normas.

Fique por dentro das alterações da NR-18

O setor da construção civil está sempre buscando avanços que tragam melhorias e possibilitem a modernização do setor. E com a legislação não seria...

Nr-23: proteção contra incêndios

Os riscos de incêndios dentro da construção civil podem ser altos durante a etapa de obra, caso não sejam seguidas todas as normas e...

Certificação LEED: conheça os benefícios

A sustentabilidade passou a ser questão de responsabilidade social. O público, em geral, está muito mais ligado às questões socioambientais, por isso, diversos setores...

Os impactos positivos do BIM na construção

Já dissemos em outro post o quanto o BIM pode auxiliar na redução de custos dentro do canteiro de obras. Entretanto, essa tecnologia, quando...

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.

Solicite uma cotação.



Primeiro Nome*
Último Nome*
E-mail*
Telefone*
Função / Cargo*
Empresa*
Mensagem*
Situação de Prospecto
Fonte de Prospecto