Mesmo os profissionais mais experientes da área de construção civil costumam ter dúvidas com relação aos materiais que devem usar na execução de um projeto. Itens de fundação e de acabamento costumam ser especificados. Mas quando o assunto é escoramento, qual a melhor opção: escora metálica ou de madeira? Muitos fatores podem influenciar na decisão.
As escoras são empregadas provisoriamente quando existe a necessidade de “segurar” cargas de estrutura de uma construção até que ela tenha resistência o suficiente para se sustentar sozinha. Alguns aspectos essenciais podem fazer a diferença na hora de escolha a melhor opção para a obra. Veja a seguir por qual motivo a escora metálica ganha essa disputa.
Produtividade
Um dos fatores que mais preocupa os profissionais da construção civil é o prazo de entrega, que está ligado a diversos fatores como clima, entrega de insumos e mão de obra qualificada. Em construções com um cronograma apertado, torna-se necessário o uso de equipamentos que permitam o ganho de agilidade no escoramento.
Equipamentos metálicos são previamente estudados e concebidos de acordo com o projeto de engenharia e podem ser até oito vezes mais eficientes que os de madeira, que nem sempre passam por certificações. Muitas obras ainda usam o escoramento de madeira, mas não costumam ter prazo definido para término da estrutura.
Armazenagem
As escoras metálicas ganham dos sistemas de madeira por um motivo simples: elas contam com um sistema mais simplificado para o momento da armazenagem. É possível, por exemplo, acomodar até 500 escoras em apenas três metros quadrados. Além disso, o sistema metálico é compatível com as exigências de carga mais comuns em obras de todos os portes.
Tempo
A escora metálica é de fácil manuseio e não exige mão de obra especializada. Por isso, quando comparada com a de madeira, o tempo de execução dos trabalhos com as escoras metálicas é cerca de cinco vezes menor. Isso porque as escoras de madeira têm baixa durabilidade e produtividade na montagem e desmontagem, execução demorada, pouca resistência nas ligações e nas emendas e grandes deformações quando submetidas às mudanças de temperatura e umidade.
Segurança
Nesse quesito, os equipamentos metálicos também se destacam. A estrutura é mais resistente, modular, em menor número, o que deixa a obra mais organizada, limpa e tem menos risco de provocar acidentes. Além disso, as escoras metálicas são produzidas conforme normas de segurança e seguem as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse controle previne acidentes, pois dificilmente essas escoras sofrem avarias de rupturas das estruturas. Enquanto isso, as estruturas de madeira podem gerar detritos e resíduos, que dificilmente podem ser impedidos de aparecer e, dependendo o caso, podem causar interferências nos processos de construção.
Sustentabilidade
As escoras de madeira costumam ser fabricadas sem certificação e geram uma grande quantidade de resíduos em sua confecção. Além disso, sofrem danos que podem levar a grandes prejuízos mais facilmente. Já os sistemas metálicos são produzidos de forma segura e ecologicamente correta. Por utilizarem ferro em vez de madeira, podem ser reutilizados e reciclados até o fim de sua vida útil.
Qual escora sua empresa costuma utilizar nas obras? Conte-nos sua experiência.