https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

O que você precisa saber sobre linha de vida permanente e temporária

O que você precisa saber sobre linha de vida permanente e temporária

Entenda as principais diferenças entre os dois tipos de linha de vida: temporária e permanente

Falamos aqui anteriormente neste espaço da importância da linha de vida em uma obra e quais as exigências que ela deve atender em relação à Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que trata do trabalho em altura.

Hoje falaremos sobre as diferenças entre os tipos de linha de vida (permanente e temporária).

Antes, é importante lembrar que, seja temporária ou permanente, a linha de vida é um dos principais equipamentos de proteção coletiva (EPCs) da construção.

Também chamada linha de ancoragem, deve ser utilizada em qualquer atividade em altura, independentemente de ser realizada em andaimes, escadas ou telhados, entre outros locais.

Ela é importante, principalmente, para garantir a segurança do trabalhador e evitar o risco de queda acidental em uma obra.

Linha de vida temporária x linha de vida permanente

As linhas de vida temporárias são aquelas montadas, utilizadas e desmontadas em determinadas fases da obra. Entre os exemplos de utilização temos serviços em fachadas e escavação.

Já as permanentes são as utilizadas ao longo de praticamente todas as etapas de trabalho. São bastante usadas, por exemplo, em telhados e plataformas fixas.

Atenção ao escolher a linha de vida

A escolha da linha de vida requer alguns cuidados. Primeiramente, o equipamento deve ter tanto a certificação do fabricante quanto a da sua instalação.

Depois, o local onde ficará a linha de vida deve ser estudado, assim como toda a possível movimentação do trabalhador prevista na atividade em altura. Na obra, o trabalhador deverá ser ancorado por dois diferentes pontos, os quais variam de acordo com o suporte.

Vale lembrar ainda que, durante o processo instalação, manutenção e desmontagem do sistema, os profissionais envolvidos deverão utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos pela construtora, entre eles capacetes, luvas e óculos.

Por fim, são necessárias formação e informação específica para todos os que forem trabalhar em linhas de vida.

Entendeu para que servem e quais as principais diferenças das linhas de vida permanentes e temporárias? Ficou alguma dúvida? Nos escreva nos comentários abaixo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

Vai construir? Não contrate equipamentos de proteção coletiva não-testados

Toda obra, independente do tamanho, tem riscos ocupacionais por se tratar de uma atividade que envolve muitas pessoas, manuseio de equipamentos e formas de...

Como verificar a confiabilidade do seu fornecedor de EPIs e EPCs

Um canteiro de obras seguro está totalmente atrelado aos equipamentos que são utilizados para manter a segurança do ambiente de trabalho, portanto, é mais...

As projeções para a indústria da construção em 2022

Canteiros de obras e construção pesada prometem sustentar o PIB da indústria da construção. Confira mais detalhes no artigo completo no blog!

Metroform 18 anos: conheça nossas tecnologias e sistemas patenteados

Criando soluções, a Metroform se torna referência no segmento de segurança coletiva no Brasil e na América Latina. Saiba mais no blog!

Conheça 5 equipamentos indispensáveis para uma obra segura

A melhor maneira de se garantir uma obra segura é investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Saiba mais no artigo completo!

A importância do treinamento no uso de EPC

Para garantir uma maior segurança e para manter elevada a produtividade da obra, o uso de EPC se faz essencial, mas necessita de treinamento.

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.