Cada vez mais as pessoas têm buscado por produtos com qualidade, mas que também sejam econômicos. Na construção civil essa demanda também tem feito com que profissionais busquem por alternativas que atendam a essa exigência. Nesse cenário, a construção modular se apresenta como solução. Apesar de ser um processo complexo, essa tecnologia se destaca por melhorar a produtividade.
O ganho em produtividade se dá por se tratar de um tipo de construção que conta com componentes e peças que podem ser montados como um quebra-cabeças, resultando em menor tempo de obra, porque evita os imprevistos de um canteiro de obras.
Entendendo a construção modular
Define-se a construção modular como um método de construção civil que é realizado por etapas, tendo como base o padrão das partes que determinam uma casa ou um prédio. Desta forma, os módulos são levados separadamente para serem montados na área da construção.
A construção modular permite obras de casas comuns até residências mais luxuosas, além de prédios comerciais. Os módulos são resistentes e permitem fazer encaixes de diversas formas, mesmo sendo padrões, permitindo que os sejam customizáveis para se adequar às diferentes demandas.
Embora seja um método de construção prático, algumas vezes é necessário que o terreno seja preparado para receber os módulos. O nivelamento de terreno e a terraplanagem são algumas das preparações mais comuns antes da instalação da construção modular.
Vale reforçar que o licenciamento do imóvel junto ao órgão responsável pode ser mais burocrático, pela necessidade de detalhar as partes e peças de cada módulo.
Vantagens de optar pela construção modular
Essa tecnologia tem sido a tendência na construção civil e deve crescer ainda mais nos próximos anos por ter uma série de benefícios que vamos listar a seguir:
Obra mais econômica
A construção de uma casa no padrão modular pode ser até 30% mais barata em relação a uma obra feita de alvenaria. Isso acontece, porque há uma previsão de todo o material a ser utilizado na fase do projeto, antes mesmo da construção iniciar. Por serem módulos padrão e precisos, as peças consomem apenas o que já estava previsto para a sua fabricação.
O canteiro de obras também não é necessário para uma construção modular o que resulta pouca perda de material, reduz o desperdício, sobras e a necessidade de repor algo que já não estava previsto no orçamento. A montagem é outra etapa que gera economia, por ser algo mais simples, otimiza todo o processo.
Otimização dos processos
Uma obra feita com construção modular chega a ser até 30% mais rápida do que uma feita a base de alvenaria, isso porque os módulos chegam prontos ao terreno, inclusive a montagem das peças pode ser feita mesmo como outra obra em andamento.
Com essa agilidade o prazo de entrega da edificação é muito mais rápido, reduzindo o tempo de processo da construção.
Opção sustentável
Outra vantagem de optar pela construção modular está relacionada à sustentabilidade, uma vez que é uma obra que gera menos entulho e economia de material de construção.
Além disso, as casas feitas a base de módulos podem receber instalações de painéis solares e estruturas que captam a água da chuva, se tornando uma residência que utiliza dos meios naturais para o consumo de energia e água.
As casas modulares ainda se destacam pelo conforto que oferecem por conta do isolamento térmico.
Desvantagens da construção modular
Resistência à novos conceitos
Por mais que a construção modular esteja no mercado brasileiro há alguns anos, ainda assim poucas obras foram feitas com esse tipo de tecnologia por aqui.
Além disso, a construção por módulos enfrenta a resistência à implantação de novos conceitos no mercado da construção civil, pelo fato dos modelos tradicionais estarem consolidados no país.
Tributos elevados e falta de investimento em logística
Por mais que a construção modular se destaque por reduzir gastos com matéria-prima e mão de obra em relação às obras convencionais, os custos com tributos são altos, o que acaba por favorecer a implantação da construção tradicional.
Além disso, o baixo investimento em logística e infraestrutura é um empecilho para a implantação efetiva desse tipo de construção em todo o território nacional. Somado a isso, a falta de equipamentos deixa as construtoras dependentes de produtos importados, o que encarece a obra.
Falta de mão de obra qualificada
As construções modulares exigem mão de obra especializada, diferente das obras convencionais. Isso acontece, porque os módulos necessitam de profissionais que sigam as técnicas de construção, além de máquinas e equipamentos específicos.
É importante considerar, na hora de contratar uma empresa, que ela ofereça treinamentos e tenha conhecimento das técnicas necessárias para a execução da obra.
Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir o nosso blog com mais informações relevantes sobre construção civil, obras e segurança.