https://metroform.com.br/lp-formulario-orcamento/

Certificação LEED: conheça os benefícios

A sustentabilidade passou a ser questão de responsabilidade social. O público, em geral, está muito mais ligado às questões socioambientais, por isso, diversos setores tem buscado cada vez mais adotar práticas sustentáveis e tem ganhado muito com isso, tanto que, segundo um levantamento feito em 2017 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Fundação Brasileira dos Bancos (Febraban), mais de 10% das carteiras dos bancos brasileiros já correspondem a empresas que colocam essas preocupações entre as prioridades.

E no setor da construção civil não podia ser diferente. Você que nos acompanha sabe que a construção civil é uma das grandes responsáveis pela poluição, através de produção de resíduos e o grande consumo de insumos, como a água, mas isso está mudando. Você já conhece as principais ações para uma construção sustentável, que tal conhecer um sistema de classificação de construções verdes e seus benefícios?

Leadership in Energy and Environmental Design, LEED, como é conhecida, é um sistema de classificação de construções sustentáveis criada pelo United States Green Building Council (USGBC) em 1993. Essa certificação, hoje mundialmente reconhecida, foi criada com o intuito de promover e incentivar práticas sustentáveis na construção civil e contempla um sistema abrangente de padrões englobam todos os aspectos dentro de projetos de construção civil, do processo de desenvolvimento até a construção.

Benefícios da certificação LEED

A certificação LEED exige que sejam cumpridos uma série de requisitos, no entanto, os benefícios são enormes. Vamos conhecer alguns:

Econômicos

  • Diminuição dos custos operacionais
  • Diminuição dos riscos regulatórios
  • Valorização do imóvel
  • Modernização e menor obsolescência da edificação

Sociais

  • Melhorias na segurança e saúde dos trabalhadores durante a execução das obras
  • Inclusão social e aumento do senso de comunidade
  • Capacitação profissional
  • Conscientização de trabalhadores e usuários
  • Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais
  • Aumento da satisfação e bem estar dos usuários
  • Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável

Ambientais

  • Uso racional e redução da extração dos recursos naturais
  • Redução do consumo de insumos, como água e energia
  • Implantação consciente e planejada
  • Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
  • Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
  • Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.

O que achou da certificação LEED? Em 5 passos você também pode adquirir a certificação da sua obra:

1-        Registro do projeto junto ao USGBC via plataforma LEED online: https://lo.usgbc.org/

2- Coleta de informações pelo time de projetos:Os pré-requisitos e créditos do LEED devem ser documentados ao longo das etapas do projeto e obra, juntamente com formulários padronizados, com cálculos e evidências.

3- Submissão: Com o material reunido, o administrador do projeto deve submeter a documentação a análise. A documentação deve ser submetida em duas etapas, a primeira após o projeto e a segunda etapa após a construção final.

4- Análise da documentação: O material será analisado e se necessário serão solicitadas informações adicionais ou esclarecimentos

5- Certificação: Após a análise final, o projeto então receberá uma pontuação, sendo:

  • Certified: de 40 a 49 pontos
  • Silver: de 50 a 59 pontos
  • Gold: de 60 a 79 pontos
  • Platinum:  80 pontos ou mais

Como você pôde ver, a Certificação LEED possui muitos requisitos. Uma construção verde considera, além dos sistemas construtivos e materiais, detalhes que contemplam desde o design até o projeto de engenharia. É preciso levar o meio ambiente em conta em cada detalhe do projeto, considerar os impactos ambientais a longo prazo, planejando uma arquitetura inteligente, pensando na eficiência energética da obra. Gostou desse conteúdo? Fique por dentro de mais assuntos relacionados a sustentabilidade e boas práticas na construção civil. Continue acompanhando nosso blog e baixe nossos materiais gratuitos!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem leu este post leu também :)

O que é PGR? Saiba tudo sobre o principal ponto da nova NR-18

Você sabe o que é PGR e sua importância para manter o ambiente de trabalho seguro para os colaboradores? Neste artigo vamos falar mais...

Tudo que você precisa saber sobre as atualizações na NR-18

A nova NR-18 está em vigor desde o dia 3 de janeiro de 2022, com mudanças importantes para o setor da construção civil. A...

Dicas importantes para evitar acidentes nas obras

Para evitar acidentes nas obras, é essencial seguir as Normas Regulamentadoras e prestar atenção a uma série de detalhes. Saiba mais!

Sustentabilidade na construção civil: reaproveitamento de água

A sustentabilidade na construção civil contribui com o meio ambiente e, além disso, torna a sua obra muito mais econômica. Saiba mais!

Conheça os tipos de cisternas e seus benefícios

São muitos os tipos de cisterna disponíveis no mercado para o reaproveitamento hídrico; saiba como escolher a opção ideal!

Conheça o As Built e entenda a sua importância

O documento chamado de As Built tem o objetivo de relacionar todas as mudanças de um empreendimento civil durante sua execução e uso!

Materiais

Catálogo de Proteção Coletiva

Trabalhamos continuamente para aprimorar a qualidade dos nossos produtos e sistemas de segurança para a execução de estruturas em concreto. Baixe e conheça nossos serviços.