A sustentabilidade passou a ser questão de responsabilidade social. O público, em geral, está muito mais ligado às questões socioambientais, por isso, diversos setores tem buscado cada vez mais adotar práticas sustentáveis e tem ganhado muito com isso, tanto que, segundo um levantamento feito em 2017 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Fundação Brasileira dos Bancos (Febraban), mais de 10% das carteiras dos bancos brasileiros já correspondem a empresas que colocam essas preocupações entre as prioridades.
E no setor da construção civil não podia ser diferente. Você que nos acompanha sabe que a construção civil é uma das grandes responsáveis pela poluição, através de produção de resíduos e o grande consumo de insumos, como a água, mas isso está mudando. Você já conhece as principais ações para uma construção sustentável, que tal conhecer um sistema de classificação de construções verdes e seus benefícios?
Leadership in Energy and Environmental Design, LEED, como é conhecida, é um sistema de classificação de construções sustentáveis criada pelo United States Green Building Council (USGBC) em 1993. Essa certificação, hoje mundialmente reconhecida, foi criada com o intuito de promover e incentivar práticas sustentáveis na construção civil e contempla um sistema abrangente de padrões englobam todos os aspectos dentro de projetos de construção civil, do processo de desenvolvimento até a construção.
Benefícios da certificação LEED
A certificação LEED exige que sejam cumpridos uma série de requisitos, no entanto, os benefícios são enormes. Vamos conhecer alguns:
Econômicos
- Diminuição dos custos operacionais
- Diminuição dos riscos regulatórios
- Valorização do imóvel
- Modernização e menor obsolescência da edificação
Sociais
- Melhorias na segurança e saúde dos trabalhadores durante a execução das obras
- Inclusão social e aumento do senso de comunidade
- Capacitação profissional
- Conscientização de trabalhadores e usuários
- Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais
- Aumento da satisfação e bem estar dos usuários
- Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável
Ambientais
- Uso racional e redução da extração dos recursos naturais
- Redução do consumo de insumos, como água e energia
- Implantação consciente e planejada
- Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
- Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
- Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
O que achou da certificação LEED? Em 5 passos você também pode adquirir a certificação da sua obra:
1- Registro do projeto junto ao USGBC via plataforma LEED online: https://lo.usgbc.org/
2- Coleta de informações pelo time de projetos:Os pré-requisitos e créditos do LEED devem ser documentados ao longo das etapas do projeto e obra, juntamente com formulários padronizados, com cálculos e evidências.
3- Submissão: Com o material reunido, o administrador do projeto deve submeter a documentação a análise. A documentação deve ser submetida em duas etapas, a primeira após o projeto e a segunda etapa após a construção final.
4- Análise da documentação: O material será analisado e se necessário serão solicitadas informações adicionais ou esclarecimentos
5- Certificação: Após a análise final, o projeto então receberá uma pontuação, sendo:
- Certified: de 40 a 49 pontos
- Silver: de 50 a 59 pontos
- Gold: de 60 a 79 pontos
- Platinum: 80 pontos ou mais
Como você pôde ver, a Certificação LEED possui muitos requisitos. Uma construção verde considera, além dos sistemas construtivos e materiais, detalhes que contemplam desde o design até o projeto de engenharia. É preciso levar o meio ambiente em conta em cada detalhe do projeto, considerar os impactos ambientais a longo prazo, planejando uma arquitetura inteligente, pensando na eficiência energética da obra. Gostou desse conteúdo? Fique por dentro de mais assuntos relacionados a sustentabilidade e boas práticas na construção civil. Continue acompanhando nosso blog e baixe nossos materiais gratuitos!