Saiba por que a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé) é fundamental na fase de execução da estrutura.
Os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) são de grande importância em uma obra, conforme o blog mostrou anteriormente. Hoje falaremos de um deles: a proteção coletiva do tipo GcR (Guarda-Corpo e Rodapé), fundamental na fase de execução da estrutura.
Afinal, o que é GcR e qual a sua importância?
EPCs do tipo Guarda-Corpo e Rodapé protegem contra queda de pessoas e objetos que potencialmente seriam projetadas nas bordas das lajes dos edifícios em construção.
Estrutura de um GcR (Guarda-Corpo e Rodapé)
O Guarda-Corpo e Rodapé deve ser feito de material rígido (madeira ou metal) e resistente e instalado em pontos de plataforma, áreas de trabalho e circulação onde haja risco de queda em altura de pessoas e objetos.
A Norma Regulamentadora 18 (NR 18) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), uma das mais importantes da construção civil, que já foi assunto aqui, trata desse EPC nos seguintes trechos:
18.13.5 A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé deve atender aos seguintes requisitos:
- ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;
- ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);
- ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.
18.15.6 Os andaimes devem dispor de sistema guarda-corpo e rodapé, inclusive nas cabeceiras, em todo o perímetro, conforme subitem 18.13.5, com exceção do lado da face de trabalho.
Locais de aplicação da proteção do tipo GcR
Confira abaixo alguns dos locais onde o sistema de segurança do tipo Guarda-Corpo e Rodapé é aplicado na construção civil:
- Varanda e periferia
- Vão de poço de elevador
- Plataforma de trabalho em balanço
- Escadas fixas e provisórias
- Andaimes suspensos e apoiados
Você hoje viu que a proteção coletiva do tipo GcR é fundamental na fase de execução da estrutura. Tem mais algum outro assunto que gostaria que tratássemos neste espaço? Deixe sua sugestão nos comentários!