Você sabia que a utilização do telefone celular na construção civil pode trazer uma série de riscos à segurança dos trabalhadores e de terceiros?
Assim como no trânsito, os aparelhos eletrônicos são perigosos justamente por desviar a atenção de quem os manuseia e podem, assim, causar graves acidentes.
Em tempos onde o telefone celular é mais comum e útil na vida das pessoas, é preciso, contudo, pensar cada vez mais coletivamente, para a sua própria segurança e a dos demais.
Regulamentação do uso do celular na construção civil
O Seconci-SP (Serviço Social da Construção) elaborou, no ano passado, um modelo de regulamentaçãopara ajudar as empresas da construção a lidar com o uso de celulares e similares por seus trabalhadores.
Como regra geral, é proibido manter ligados quaisquer dispositivos eletrônicos durante o horário de trabalho, “nas áreas de risco definidas pela empresa”.
Exceções
O trabalhador da construção civil, ainda de acordo com o manual do Seconci-SP, só poderá utilizar o telefone celular para ligações/chamadas de emergência, contanto que siga as seguintes instruções:
- Interromper a atividade;
- Informar o superior imediato ou, na ausência deste, um colega de trabalho mais próximo;
- Ir para a área segura reservada e devidamente sinalizada pela empresa.
Diz o modelo de regulamentação, ainda, que as áreas de vivência definidas pela empresa “são adequadas para esta finalidade”.
E, também, que “os profissionais que utilizam os recursos de acesso à internet, chamadas de voz e texto, para o desempenho de suas atividades (…) serão definidos pela empresa, tomando os devidos cuidados relacionados à segurança do trabalho”.
Campanhas educativas
O Seconci-SP orienta, ainda, que as empresas da construção civil façam campanhas educativas, através da fixação de avisos e/ou cartazes, sobre o uso seguro do telefone celular e demais aparelhos eletrônicos nas obras.
Com algumas regras básicas, o canteiro pode ficar ainda mais seguro, a fim de preservar a segurança de todos os envolvidos e evitar acidentes de trabalho.
E você, tem mais dicas sobre o uso de telefones celulares na construção civil? Dê sua opinião nos comentários abaixo!